terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Atividades da Semana: 14 de dezembro a 18 de Dezembro de 2020

 


 


CEU EMEF CASA BLANCA

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

BLOG - 4°s AB e C

ESSES SÃO OS MATERIAIS QUE FORAM
ELABORADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


LINK GERAL:


PROFESSORES

LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC) 




Matemática 14/12/2020

 

1.. Quantas crianças a mais escolheram Natal do que Carnaval?

a) 750

b) 300

c) 350

d) 700


2.. Leia o texto abaixo e em seguida responda:

A final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians, nesse domingo, registrou o maior público da história do Allianz Parque, com o número de quarenta e um mil, duzentos e vinte e sete pagantes.

Como se escreve esse número? 41.227

a)  41.000.227

b)  410.227

c)  41.227

d)  41.0227


3.. Observe a figura abaixo e responda:





































Qual é o perímetro (soma de todos os lados) da figura?

a) 20

b) 19

c) 18

d) 21


4.. Na fábrica de brinquedos trabalhavam algumas pessoas. Para o fim do ano foram contratadas 85 pessoas. Atualmente a fábrica possui 341 empregados. Quantas pessoas trabalhavam na fábrica?

a) 256

b) 426

c) 344

d) 326


5..  Observe a reta numérica abaixo e responda:



Qual número está localizado na letra B?

a) 400

b) 450

c) 300

d) 550



15/12 – Ciências


Observe a imagem abaixo e responda:


1.. Na cadeia alimentar acima, o leão ocupa a posição de:

a) produtor

b) consumidor primário 

c) decompositor

d) consumidor terciário



Observe a imagem abaixo e responda:


2..  Qual transformação de energia ocorre quando o ventilador funciona?

a) energia do movimento para energia luminosa

b) de energia luminosa para energia elétrica

c) energia térmica para energia sonora

d) energia elétrica para energia do movimento 



Observe as imagens abaixo e responda:



3.. Qual desses recursos naturais é não-renovável?

a) Vento

b) Árvore

c) Petróleo

d) Sol


Observe a imagem abaixo e responda:


4.. Qual número que mostra a Lua Nova?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4


Observe a imagem abaixo e responda:




5.. Qual das alternativas abaixo é a correta?

a) 1 – Hidrosfera, 2 – Geosfera, 3 – Atmosfera

b) 1 – Atmosfera, 2 – Geosfera, 3 – Hidrosfera

c) 1 – Geosfera, 2 – Hidrosfera, 3 – Atmosfera

d) 1 – Hidrosfera, 2 – Atmosfera, 3 - Geosfera



16/12 – Português


Pneu furado

 



O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita. Tão bonita que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo:

- Pode deixar. Eu trocarei o pneu.

- Você tem macaco? - Perguntou o homem.

- Não – Respondeu a moça.

- Vamos usar o meu – disse o homem – Você tem estepe?

- Não -disse a moça.

- Vamos usar o meu – Disse o homem.

E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.

- Puxa, você trocou o pneu do carro pra mim. Muito obrigado.

- É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.

- Coisa estranha.

- É uma compulsão. Sei lá.



1.. Por que o rapaz trocou o pneu do carro?

a) Ele quis causar uma boa impressão com a moça

b) Ele adora trocar pneu do carro de outras pessoas

c) Ele trabalha como borracheiro

d) Ele odeia ver um pneu furado



2.. O rapaz ficou de boca aberta, vendo o ônibus se afastar, porque

a) ficou muito cansado

b) estava muito calor

c) descobriu que a moça não era a dona do carro

d) no carro não havia estepe e macaco



3.. “O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita.”


Desconsoladamente é o mesmo que:

  1. Tristemente 

  2. Alegremente

  3. Amigavelmente

  4. Perigosamente 


4.. Ao ver que o pneu foi trocado, o verdadeiro dono do carro ficou:

a) Feliz

b) Triste

c) Surpreso

d) Bravo


5.. Quantos personagens há nesse texto

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4




História 16/12

Nossa cidade



São Paulo, assim como o Brasil, é marcada pela mistura de diferentes povos, que somaram suas heranças para hoje formar a identidade do povo paulistano. Atualmente, são mais de 70 países que deixaram sua marca na arquitetura, culinária, esportes e em muitos outros aspectos da cidade.

A cultura foi marcada pela música clássica com os alemães, que chegaram a São Paulo – mais especificamente a Santo Amaro – em 1827. A ópera e o canto lírico foram trazidos pelos italianos, que vieram para o Brasil na década de 1870, principalmente para o sul e sudeste do país. Ainda da Itália veio a influência nas artes plásticas, com Alfredo Volpi e Victor Brecheret, que contribuíram para o movimento modernista. Essa mistura foi responsável por elevar São Paulo à categoria que está hoje, de capital cultural da América Latina.

No comércio, os alemães e franceses, que tiveram o início de sua imigração na década de 1880, importavam tecidos e eram padeiros, confeiteiros e curtidores de couro. Os alemães também eram os principais responsáveis pela produção de papel e cerveja. Os árabes, que iniciaram sua imigração entre o fim do século XIX e início do século XX, trabalhavam como mascates e vendiam chapéus, roupas, relógios, tecidos, joias e outros produtos nas regiões de comércio popular, como a 25 de março. Até hoje permanecem com comércios semelhantes pela região.

Já os judeus, que vendiam roupas e tecidos de alta qualidade, tiveram seu movimento migratório entre o início do século XIX e a primeira metade do século XX. Em São Paulo, fixaram suas residências na região de Higienópolis, onde residiam os principais consumidores de seus produtos, os barões do café. Hoje, o bairro ainda tem alta concentração de judeus e descendentes. Os japoneses, que chegaram a São Paulo no início do século XX, começaram a trabalhar como barbeiros, sapateiros, lavadeiras, diaristas, além de fazerem produtos artesanais. Fixaram-se na região central, nos bairros da Liberdade e Glicério.

Na área esportiva, alguns dos principais clubes da cidade foram fundados por imigrantes árabes, como os libaneses (que fundaram o Monte Líbano e o Clube Homs) e os sírios, (que criaram o Esporte Clube Sírio).

O Palestra Itália (atual Sociedade Esportiva Palmeiras), o Espéria e o Juventus, foram fundados por italianos e o Pinheiros, por alemães. Os portugueses montaram a Associação Portuguesa de Desportos e os judeus criaram A Hebraica e o Círculo Macabi.

Na culinária, muitos ingredientes corriqueiros da culinária paulista tiveram origem no sudeste da Ásia, como o arroz, laranja e berinjela, entre outros, todos trazidos na bagagem dos colonizadores portugueses e espanhóis. Outras comidas, como as massas e pizzas, vieram da Itália e se tornaram especialidade na mesa dos paulistanos. Devido às influências de várias culinárias, a cidade de São Paulo hoje é considerada uma das capitais gastronômicas do mundo.

Hoje, São Paulo se tornou exemplo de hospitalidade para outras cidades brasileiras e de outras partes do mundo. Diferentes culturas, hábitos, religiões e tradições foram trazidos com os primeiros imigrantes e se incorporaram à vida do povo nascido aqui, que convive harmoniosamente com aqueles que escolheram São Paulo para chamar de lar.



1 – Segundo o texto, quem foram os artistas responsáveis por elevar a cidade de São Paulo a capital cultural da américa latina?

  1. Alfredo Volpi e Victor Brecheret

  2. Tarsila do Amaral e Picasso

  3. Alfredo Volpi e Di Cavalcanti

  4. Aleijadinho e Salvador Dali


2 – Duas culturas de origem europeia contribuíram significativamente na música clássica aqui em nosso país, são eles:

  1. Espanha e Itália

  2. França e Espanha

  3. Alemanha e Itália 

  4. França e Inglaterra


3 - No comércio, quais foram os 2 países tiveram o início de sua imigração na década de 1880, que importavam tecidos e eram padeiros, confeiteiros e curtidores de couro.

  1. Itália e França

  2. França e Alemanha

  3. Espanha e Arábia Saudita

  4. Japão e Alemanha


4 - Quais povos no fim do século IV e início do século XX trabalhavam como mascates e vendiam chapéus, roupas, relógios, tecidos, joias e outros produtos nas regiões de comércio popular, como a 25 de março.

  1. Japoneses

  2. Ingleses

  3. Árabes 

  4. Judeus





Geografia 17/12

Rosa dos ventos


A rosa dos ventos surgiu com o objetivo de analisar a direção do vento e traçar estratégias para a navegação. Sua relação inicial com o vento e seu aspecto, semelhante a pétalas, foram responsáveis por atribuir-lhe esse nome.

Posteriormente, foi utilizada como instrumento para localização espacial e na cartografia (construção e estudo de mapas). O círculo formado pela rosa dos ventos é equivalente ao horizonte, tomando a pessoa como centro.

O que são os pontos cardeais?

Os pontos cardeais são os pontos principais de uma rosa dos ventos. Eles representam os dois eixos de um plano cartesiano (x e y) referentes às direções norte-sul (eixo y) e leste-oeste (eixo x). Pontos cardeais: Norte (N); Leste (E ou L) Sul (S) Oeste (O ou W)

Em sua representação mais comum, estão presentes os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste) Os pontos colaterais encontram-se entre os pontos cardeais. Muitas vezes, são apresentados também os pontos subcolaterais (nor-nordeste, lés-nordeste, lés-sudeste, sul-sudeste, sul-sudoeste, oés-sudoeste, oés-nordeste e nor-noroeste). Os pontos subcolaterais cumprem a função de aumentar a precisão da rosa dos ventos. Para isso, são situados entre os pontos cardeais e os colaterais.


A rosa dos ventos e a divisão regional do Brasil

A divisão regional do Brasil foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e resultou em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Sua representação segue a orientação dos polos globais.

Rosa dos ventos e regiões do Brasil


Observe a imagem, considerando o centro como ponto de partida e sob a orientação da rosa dos ventos responda:

1 – Em qual região está a floresta?

  1. Norte 

  2. Sul

  3. Leste 

  4. Oeste

2 – Onde está localizado o Shopping?

  1. Norte 

  2. Sul

  3. Leste 

  4. Oeste

3 – O hospital localiza-se ao:

  1. Norte 

  2. Sul

  3. Leste 

  4. Oeste

4 – A igreja está posicionada no:

  1. Norte 

  2. Sul

  3. Leste 

  4. Oeste




PROFESSORA 

CARLA- INGLÊS


Hello, my beautiful students!!! How are you?

 

I wish all best for you!!! (Eu desejo o melhor para vocês)

Nesta semana vamos continuar a estudar a Nature.

Copie a atividade abaixo no caderno de inglês, desenhe e escreva o nome dos elementos da natureza em inglês identificando-os com os numbers corretos. Se preferir pode imprimir, responder e colar no caderno de inglês.




PROFESSOR 

HILDENOR - INFORMÁTICA EDUCATIVA 
LED
E-mail

Professor Hildenor
Peço a gentileza que envie imagens da criança realizando as atividades
para o e-mail acima ou pelo Google Sala de Aula, pois preciso ter estas

imagens na pasta de cada criança. 



https://www.jogosdaescola.com.br/tabuada-divertida-i/



https://www.jogosdaescola.com.br/jogo-do-bem-ou-bom/

Nenhum comentário:

Postar um comentário