domingo, 9 de agosto de 2020

Atividades da semana: 10 a 14 de Agosto de 2020

 




CEU EMEF CASA BLANCA

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

BLOG - 4°s AB e C

ESSES SÃO OS MATERIAIS QUE OS ALUNOS RECEBERÃO EM CASA PELO CORREIO

ELABORADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


LINK GERAL:

De 10/08/2020(Segunda feira)
A
14/08/2020(Sexta feira)

PROFESSORES: LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC)




DIA 10/08  - MATEMÁTICA

1-   

    1- Escreva ao lado de cada figura o nome de um ou mais objetos que têm essa forma.

 


  2- A professora de Marcelo pediu que os alunos construíssem um dado de papel igual ao da figura abaixo:

 

                  

   Para isso, Marcelo deve escolher um dos moldes abaixo:

 



DIA 11/08  - PORTUGUÊS

Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que a criaram.

 

 Após ler a definição acima, leia o texto abaixo e responda às questões:

A cidade encantada de Jericoacoara

Dizem alguns habitantes de Jericoacoara que, sob o serrote do farol, jaz uma cidade encantada, onde habita uma linda princesa.

Perto da praia, quando a maré está baixa, há uma furna onde só se pode entrar de gatinhas. Essa furna de fato existe.

Só se pode entrar pela boca da caverna, mas não pode percorrê-la, porque, dizem, é fechada por enorme portão de ferro.

A princesa está encantada no meio da cidade que existe além do portão. A maravilhosa princesa está transformada numa serpente de escamas de ouro, só tendo a cabeça e os pés de mulher.

Diz a lenda que ela só pode ser desencantada com sangue humano.

                  1-    Para entrar na cidade encantada é preciso:

         (A)  entrar pela boca da caverna.

             (B)  atravessar o portão de ferro.

             (C) caminhar perto da praia

             (D)  cruzar o meio da cidade.

 

2-     De acordo com o texto, qual foi a transformação realizada na princesa?

 

 

3-    Você conhece outras lendas? Quais?

 

4-    Na lista abaixo, circule as palavras que são substantivos.

Jericoacoara

Existe

Habita

Serrote

Princesa

Serpente

Está

Baixa

Caverna

Linda

Praia

   

1-     O objetivo do texto é

  (A)  Mostrar a importância dos livros.

     (B)  Divulgar uma feira de livros.

     (C)  Explicar como são feitos os livros.

      (D)  Indicar locais onde se vendem livros.         



DIA 12/08  - CIÊNCIAS NATURAIS

                          

   O que é Esgoto?

Chamamos de Esgoto a água proveniente do banho, limpeza de roupas, louças ou descarga do vaso sanitário. Dependendo do uso, há distintas denominações. Os resíduos provenientes das residências formam os esgotos domésticos, os formados no processo de fábricas recebem o nome de esgotos industriais e as águas das chuvas são denominados pluviais e não podem ser lançados na rede de esgoto.

 

Esta diferenciação é importante porque para cada tipo ocorre formação de substâncias diferentes e necessidade de sistemas específicos para afastar e tratar os resíduos.

 

Geralmente o esgoto não tratado contém numerosos agentes patogênicos, microrganismos, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos presentes em menor número. Por esta razão, os sistemas de coleta e tratamento de esgotos são importantes para a saúde pública, ao evitar riscos de contaminação e transmissão de doenças; e ao meio ambiente no que se refere ao controle da poluição das águas.

 

Confira na ilustração abaixo as tubulações de esgoto e seu destino. 

    

1-    O que a falta de tratamento de esgotos causam?

  

2-    Por que é importante tratar os esgotos?

 

Observe o mapa e responda às questões:

ÍNDICE DE ATENDIMENTO TOTAL DE ESGOTO NO BRASIL- ANO 2018 

1-    O que o mapa mostra?

 2-    Qual a região tem menos atendimento de esgoto?

 3-    Na sua opinião, o que pode ser feito para melhorar o índice de atendimento de     esgoto  no Brasil?


DIA 13/08  - MATEMÁTICA

                 Serviços de coleta de esgoto no Brasil         

O fornecimento de água e a coleta de  esgoto nem sempre são serviços oferecidos para todos os habitantes de um município. Em muitos lugares de nosso país há pessoas que não dispõem desses serviços.

1-  Em nosso país 3069 municípios têm coleta de esgoto e 2051 municípios não têm coleta de esgoto.
Quantos municípios há em nosso país?

 

2-  No estado do Maranhão há 217 municípios.

Em apenas 14 há coleta de esgoto. Em quantos municípios do Maranhão não há coleta de esgoto?


 

3- No estado de São Paulo há 645 municípios. Em apenas 1 município não há coleta de esgoto. Em quantos municípios há coleta de esgoto?

 

4-    Observe o gráfico e responda às questões:


a)    Em que faixa etária a porcentagem de internação é maior?

 

b) Qual é a menor porcentagem de internação devido à falta de saneamento básico?



DIA 14/08  - CIÊNCIAS HUMANAS

 O Tietê no passado

Os indígenas que viviam nas áreas próximas ao Tietê (que significa “rio verdadeiro”) o utilizavam para pescar, se banhar e se divertir. Quando os portugueses conquistaram o    território, o rio passou a ser utilizado pelos bandeirantes para navegação e exploração da região.

Já no século 20, a cidade de São Paulo havia crescido bastante e o rio Tietê era uma opção de lazer.

 1-    Leia o depoimento do senhor Joaquim Pereira Filho, que nasceu na cidade de São Paulo em 1931.


 

  

 a)    Que atividades o senhor Joaquim fazia no rio Tietê?


b)    O que ele achava do rio Tietê naquele período?

 

1-    Após a leitura do depoimento, faça um desenho para representar como      era o rio Tietê antigamente e como ele está atualmente.

 

 

PROFESSORA CARLA - INGLÊS 


 Hello kids!!! How are you? I’m fine. 

Espero que todos estejam bem.  Ontem celebramos o “Father’s Day”. Nesta semana eu quero que vocês assistam ao vídeo várias vezes, observem os sons das palavras e as imagens, depois escrevam a história no caderno de inglês em português.

Atenção: Não é para traduzir, vocês irão escrever a história a partir das imagens.

 

https://www.youtube.com/watch?v=EjqVnwMF6A0

 Kisses!!!

 

 

 PROFESSOR HILDENOR

INFORMÁTICA EDUCATIVA - LED
E-mail

Professor Hildenor

Peço a gentileza que envie imagens da criança realizando as atividades 
para o email acima ou pelo Google Sala de Aula, pois preciso ter estas 
imagens na pasta de cada criança.


 CLICAR: PLAY 5



PROFESSORA: ADRIANA - ARTES

Folclore

Por folclore entendemos as tradições da cultura popular que caracterizam um povo. São costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que e que se repetem na tradição desse povo são parte do folclore. São mitoslendascançõesdançasartesanatosfestas popularesbrincadeirasjogos etc. O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, e devemos nos preocupar com sua preservação. Conversaremos sobre isso em nossa próxima aula virtual.

A palavra folclore tem origem no inglês: folklore. Folk, significa povo e Lore, significa conhecimento, saber. Assim, a união das duas palavras, significa, saber tradicional de um povo.

 

·       Passo 1:

Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=WTyd-MlCmcc e assista  o vídeo para entender de forma divertida o que é o folclore e qual a importância de sabermos mais sobre o assunto.

 

·       Passo 2:

O próximo vídeo apresenta um pouquinho sobre a obra de um artista chamado Cândido Portinari e também sobre qual será sua tarefa criativa da semana. Acesse: https://youtu.be/_JCsesEE3bU


·       Passo 3:

Observe as obras de Portinari representadas a seguir e como pedido no vídeo, escolha uma delas para realizar sua releitura. Use folha branca, material e técnica de sua escolha para colorir. Se desejar pode até utilizar colagens para criar detalhes interessantes. Pense bem em como utilizar todo o espaço disponível para sua criação, dê um nome a ela e não se esqueça de colocar o seu próprio nome no trabalho, na parte de baixo, afinal, todo pintor assina sua obra.

E lembre-se de reler uma obra é totalmente diferente de apenas copiar, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. O mais importante é criar algo novo que mantem “uma ligação” com a obra que serviu de inspiração.

Dê um nome para sua criação e coloque na parte de baixo, no próprio trabalho seu nome, afinal, todo artista assina suas criações.


 


Anexe a imagem de seu trabalho na mesma atividade postada no Classroom ou envie para o nosso grupo no WhatsApp.

    

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário