domingo, 23 de agosto de 2020

Atividades da Semana: 24 a 28 de Agosto de 2020

  



CEU EMEF CASA BLANCA

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

BLOG - 4°s AB e C

ESSES SÃO OS MATERIAIS QUE FORAM
ELABORADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


LINK GERAL:


De 24/08/2020(Segunda feira)
A
28/08/2020(Sexta feira)

PROFESSORES: LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC)

 24/8/2020 – Matemática

 

https://drive.google.com/file/d/1AgkZA1FTfmkmxtrrY2sKom-eg7qecuga/view

Páginas: 103, 104 e 105


24/8/2020 – Português 

O Diário de Teca

Querido diário

Mamãe deu aquela ordem de novo: “Já para cama, mocinha. Desliga a televisão!” Eu não concordo com essa mania dos pais de quererem comandar os horários dos filhos dormirem. Ela diz que é porque eu estudo cedo e, se for dormir tarde, posso perder a hora. Conversa de mãe!

Eu NUNCA cheguei atrasada na escola, além disso, sou muito responsável e não é todo dia que eu quero dormir tarde. Mas minha mãe é dura na queda! Ela tem argumento pra tudo. Diz que quando eu durmo tarde acordo mal humorada, tomo café correndo e acabo ficando com sono na escola. E tem mais: diz que toda criança tem necessidade de pelo menos oito horas de sono para recuperar o corpo e crescer. “E ainda fala: “Dormir bem é bom para a memória!”.

Queridíssimo diário, eu tenho culpa se passa um montão de programas legais depois das 10? Em minha opinião, os pais deveriam deixar os filhos se responsabilizarem mais pelas suas vidas. Seria bom se eles parassem de pensar que a gente é grande para umas coisas e pequena para outras.

Boa noite.

 

1.. O que a mãe de Teca faz que ela não gosta?

R:

 

2.. Para a mãe de Teca, o que acontece quando ela dorme tarde?

R:

 

3.. O que a mãe de Teca diz para convencê-la a dormir cedo?

R:

 

4.. Por que Teca quer ficar acordada até tarde da noite?

R:

 

5.. “Mas minha mãe é dura na queda!” A expressão dura na queda significa que a mãe de Teca

a) é chata       b) não cai no chão     c) não muda de ideia facilmente   d) não gosta da Teca


 25/8/2020 – Português

 

https://drive.google.com/file/d/1AgkZA1FTfmkmxtrrY2sKom-eg7qecuga/view

Páginas: 13, 14, 15 e 16


25/8/2020 – Matemática


A diretora da escola resolveu fazer uma pesquisa sobre quais são as lendas preferidas de seus alunos. O gráfico abaixo mostra os resultados dessa pesquisa:

 

  1.. Qual é a lenda preferida pelos alunos?

 

 2.. Quantas crianças a mais gostam de Lobisomem do que da Mula sem Cabeça? 

 

3.. Quantas crianças gostam do Saci-Pererê e do Curupira?

  

4.. Quantas crianças ao todo participaram da pesquisa?



 26/8/2020 – Ciências

 

https://drive.google.com/file/d/1AgkZA1FTfmkmxtrrY2sKom-eg7qecuga/view

Páginas: 142 e 143


26/8/2020 – Português


Verbos terminados em ÃO e AM

Muitas pessoas, ao escrever, confundem-se com os verbos que terminam em ÃO e AM. Isso ocorre porque os sons deles são muito semelhantes. Como saber, então, quando utilizar a forma correta?

Utilizamos os verbos terminados em AM nas frases e situações que estão no passado.

Exemplo: Ontem, as crianças cantaram uma música na festa da escola.

 

Utilizamos os verbos terminados em ÃO nas frases e situações que estão no futuro.

Exemplo: Amanhã os alunos cantarão uma música na festa da escola.

 

1.. Complete as frases com as palavras corretas:

 

a.. Marina e Jéssica ____________________ para a praia amanhã. (viajaram – viajarão)

 

b.. Semana passada, Paulo e João __________________ futebol com seus amigos. (jogaram - jogarão)

 

c.. Ontem, os professores ___________________ para falar sobre as aulas na pandemia (se reuniram – se reunirão).

 

d.. Ano que vem, nossas vidas __________________ ao normal. (voltaram – voltarão)

 

e.. Eles __________________ um bolo para a festa de aniversário que acontecerá semana que vem. (compraram – comprarão).

 

                 f.. Ano passado, os alunos ____________________ da Festa de Encerramento da       nossa escola. (participaram – participarão)






27/8/2020 – Matemática

1.. Relacione a planificação ao sólido geométrico correspondente:






28/8/2020 – Matemática

28/8/2020 – Ciências

Na semanas anteriores, estudamos sobre a necessidade de adotarmos diversos hábitos de higiene (do corpo, dos alimentos, das roupas e do ambiente) para termos uma vida saudável.

 Também aprendemos sobre a importância do acesso à agua potável (limpa) pelos seres humanos e de um sistema de saneamento básico adequado para os moradores das cidades brasileiras.

Essas são ações são necessárias, pois ajudam a prevenir doenças causadas por microorganismos e a promover a saúde e o bem-estar. Mas o que são microorganismos?


 Microorganismos

Microorganismos são seres muito pequenos, que não podem ser vistos a olho nu.

Os microorganismos não possuem características de animais, vegetais ou minerais. Eles existem em diferentes formatos e tamanho. Alguns são:

· Benéficos ou úteis: utilizados na indústria de alimentos, como bebidas, iogurtes, pães, etc. Outros fazem parte do organismo humano e animal, auxiliando na função destes. São também utilizados na indústria farmacêutica como fonte de antibióticos.

· Prejudiciais: causam doenças que podem levar à morte.

Nós podemos encontrar os microrganismos em diversos lugares, como no ar, na água, no solo, no corpo humano, nas fezes, urinas e secreções, etc.

Dentre esses microrganismos, estão as bactérias, fungos e vírus. Cada qual apresentando característica próprias que os identificam.

 1.. O que são microrganismos?

R:

2.. Por que alguns microrganismos são benéficos aos seres humanos?

R:

3.. Porque alguns são prejudiciais aos seres humanos?

R:

4.. Onde podemos encontrar microrganismos?

R:

5.. Quais são os tipos de microrganismos existentes?

R:

 


PROFESSORA CARLA - INGLÊS 

Hi kids!!! Are you ok? I’m ok!!!

 

Espero que todos estejam bem. Nesta semana vamos continuar a apreender as Dates.

Copie a folha inteira no caderno de inglês e escreva os days of the week e os months.

 Kisses!!! I miss you!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário