segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ATIVIDADES DA SEMANA: 14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020

 


CEU EMEF CASA BLANCA

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

BLOG - 4°s AB e C

ESSES SÃO OS MATERIAIS QUE FORAM
ELABORADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


LINK GERAL:

De 14/09/2020(Segunda feira)
A
18/09/2020(Sexta feira)

PROFESSORES: LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC) 


14/09 MATEMÁTICA

Situação problema

1) Uma van comporta 21 pessoas sentadas. Em uma excursão saíram 5 vans lotadas. Quantas pessoas foram?
R.

 

2) Joaquim tem 14 balas e quer dividir igualmente com irmão. Qual a quantidade de balas que cada um vai ficar?
R.

 

 

3) Uma faculdade tem 7 andares. Em cada andar tem 8 salas. Quantas salas têm nessa faculdade?
R.

 

4) Vitória comprou um pacote com 40 balas. Ela deu 11 para sua irmã Luisa. Com quantas balas Vitória ficou?
R.

 

5) Vovó entregou na mercearia 290 goiabas na terça-feira. Mas o dono pediu para que ela triplicasse a quantidade na próxima entrega. Quantas goiabas vovó deverá levar para a mercearia?

R.


15/09 PORTUGUÊS

A COSTUREIRA DAS FADAS

    DEPOIS DO JANTAR, O PRÍNCIPE LEVOU NARIZINHO À CASA DA MELHOR COSTUREIRA DO REINO. ERA UMA ARANHA DE PARIS, QUE SABIA FAZER VESTIDOS LINDOS, LINDOS ATÉ NÃO PODER MAIS! ELA MESMA TECIA A FAZENDA, ELA MESMA INVENTAVA AS MODAS.

    – DONA ARANHA – DISSE O PRÍNCIPE – QUERO QUE FAÇA PARA ESTA ILUSTRE DAMA O VESTIDO MAIS BONITO DO MUNDO. VOU DAR UMA GRANDE FESTA EM SUA HONRA E QUERO VÊ-LA DESLUMBRAR A CORTE.

    DISSE E RETIROU-SE. DONA ARANHA TOMOU DA FITA MÉTRICA E, AJUDADA POR SEIS ARANHINHAS MUITO ESPERTAS, PRINCIPIOU A TOMAR AS MEDIDAS. DEPOIS TECEU DEPRESSA, DEPRESSA, UMA FAZENDA COR-DE-ROSA COM ESTRELINHAS DOURADAS, A COISA MAIS LINDA QUE SE POSSA IMAGINAR. TECEU TAMBÉM PEÇAS DE FITA E PEÇAS DE RENDA E DE ENTREMEIO – ATÉ CARRETÉIS DE LINHA FABRICOU.

MONTEIRO LOBATO. REINAÇÕES DE NARIZINHO. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1973

 

INTERPRETAÇÃO

 

 

1) EM SUA OPINIÃO PORQUE O AUTOR ESCOLHEU QUE A COSTUREIRA FOSSE UMA ARANHA?

 

2) POR QUE NARIZINHO PRECISAVA DE UM VESTIDO?

 

3) LEIA O TEXTO E ESCREVA OS ADJETIVOS ATRÍBUÍDOS AOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:

ARANHA -

VESTIDO -

FAZENDA -

 

4) VOCÊ CONHECE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS GRIFADAS (DESTACADAS)? COM O AUXÍLIO DO DICIONÁRIO, ESCREVA A DEFINIÇÃO ADEQUADA. 



16/09 CIÊNCIAS

FASES DA LUA

    A LUA É O SATÉLITE NATURAL DA TERRA QUE AO CONTRÁRIO DO SOL, NÃO TEM LUZ PRÓPRIA. A LUZ QUE VEMOS VEM DO SOL, A LUA RECEBE A LUZ SOLAR E A REFLETE.

    ESSA LUMINOSIDADE QUE A LUA RECEBE NÃO É SEMPRE A MESMA, POIS ÀS VEZES A TERRA ENTRA NA FRENTE DO SOL E ISSO MUDA A QUANTIDADE DE LUZ QUE A LUA RECEBE. ESSAS MUDANÇAS NA LUZ QUE A LUA REFLETE SÃO CHAMADAS FASES DA LUA, CADA FASE DURA APROXIMADAMENTE 7 DIAS. A LUA PASSA POR 4 FASES A LUA CHEIA, LUA NOVA, QUARTO CRESCENTE E QUARTO MINGUANTE. PARA COMPLETAR ESSE CICLO LEVA-SE APROXIMADAMENTE 28 DIAS.

§  LUA CHEIA: O REFLEXO DA LUZ É VISÍVEL EM TODA A SUPERFÍCIE DA LUA;

§  LUA NOVA: O SOL ILUMINA A FACE QUE NÃO ESTÁ VIRADA PARA A TERRA, POR ISSO NÃO PODEMOS VER A LUZ SENDO REFLETIDA;

§  QUARTO CRESCENTE E QUARTO MINGUANTE: APENAS METADE DA SUA FICA VISÍVEL.

 

QUESTÕES

1) O QUE É A LUA?

 

2) DE ONDE VEM A LUZ DA LUA?

 

3) QUANTAS E QUAIS SÃO AS FASES DA LUA?

 

4) QUANTOS DIAS DURA CADA FASE DA LUA?


 

5) QUANTOS DIAS A LUA LEVA PARA COMPLETAR TODAS AS FASES?



17/09 – Português

É bastante comum algumas palavras causarem dúvidas no momento de falar e escrever. As palavras: mas, mais e más são um exemplo de casos que trazem dúvidas.

A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da quantidade de algo, pode também indicar intensidade.

Ex. Quero ir mais para o parque / Ganhei mais um gato.

 A palavra "más" com acento é o plural de "má", ou seja, é um adjetivo sinônimo de ruim Ex: Nesse semestre suas notas estão muito más.

 o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Ex: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora.

 

Questões

 

Resolva as questões abaixo preenchendo as lacunas com as palavras corretas. Mas, mais ou más:

 

Aquelas sugestões dos clientes não foram __________.

 

Acabei de almoçar __________ continuo com fome.

 

Nas histórias, as bruxas são sempre _____.

 

Hoje na escola muitas continhas de _____.

 

O pôr do sol estava _____ bonito que ontem.

 

Queria jogar futebol, _____ estava doente.



18/09 Matemática

1 - A figura abaixo é um detalhe da planta de uma cidade de São Paulo. Nela, a localização da Rua Abílio José é indicada por A2. Desta forma, a identificação da Rua Iguape é:

a) A2                                 b) C1                            c) C3                             d) B2


2 -  A figura abaixo mostra um teatro onde as cadeiras da plateia são numeradas de 1 a 25.

Mara recebeu um ingresso de presente que dizia o seguinte: Sua cadeira está localizada exatamente no centro da plateia.

Qual é a cadeira de Mara?


(A) 12                (B) 13               (C) 22                (D) 23



PROFESSORA CARLA - INGLÊS

Hi my beautiful students!!! How are you? I’m fine thank’s!!!

Espero que todos estejam muito bem!!! Nesta semana vamos continuar a trabalhar com o “Trilhas”.

Pages 52 até a 56. Vamos estudar os Numbers.

Façam as atividades e na sexta-feira me enviem fotos das atividades feitas pelo zap ou pelo classroom.

 

Kisses!!!


PROFESSORA: ADRIANA - ARTES 

ARTES

Arte audiovisual

A linguagem audiovisual é composta por outras três linguagens - verbal, sonora e visual - que, juntas, transmitem, uma mensagem específica sobre determinado assunto.

A expressão artística na sociedade atual pode contar com a tecnologia como ferramenta na criação inovando as maneiras de mostrar imagens através da linguagem audiovisual. A disponibilização desses novos meios e técnicas para a produção de arte, faz com que conteúdos possam ser apresentados de forma criativa, conseguindo passar a mensagem de forma simples, direta e mais interessante.

 

·       Passo 1:

 

Assista os vídeos acessando os links e veja como a arte audiovisual pode colaborar com a preservação da cultura indígena e da cultura popular brasileira, entre outros temas importantes para o nosso país, através de registros criados através da tecnologia como recurso.

 

https://curtadoc.tv/programa/vida-na-aldeia/

 

https://www.youtube.com/watch?v=BZ00hRYP4AA

 

·        Passo 2:

Sua vez de criar. Dessa vez, a tarefa artística é a criação de uma fotonovela. Mas o que são Fotonovelas?

São novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história. No Brasil, as fotonovelas fizeram muito sucesso por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 70.

Observe um exemplo:

FIM

 Para fazer a fotonovela manualmente, siga, na ordem, as instruções:

1.   Escolha uma história da sua família que você goste de contar, como por exemplo algum episódio real engraçado vivenciado por vocês. Escreva um rascunho para organizar suas ideias.

2.   Decida quantas e que tipo de imagens serão necessárias para contar sua ideia. Você pode recortar essas imagens de revistas velhas, jornal ou folhas impressas. Utilize no mínimo 3 e, no máximo, 10 imagens.

3.     Cole-as em um papel. Desenhe em torno das fotografias uma moldura retangular (quadros).

4.     Se necessário desenhe os balões de diálogo e escreva as falas dentro deles.

5.   Fotografe sua criação e envie a imagem, ou imagens, como sempre, anexando na mesma atividade publicada no Classroom, ou para o grupo de WhatsApp.


ARTES

 

ESCUTANDO OS LUGARES DA CIDADE

 

Diante da nossa realidade que se apresenta cada vez mais tecnológica, ao longo dos últimos séculos, percebeu-se que os sons do lugar em que vivemos, conta um pouco sobre os nossos hábitos. Esses sons passaram a fazer parte de muitas músicas, como por exemplo a soundscape composition.

  1.   Assista o vídeo utilizando o link https://www.youtube.com/watch?v=zVQ3-SO6h6Y . Depois de ouvir atentamente o clip, escreva pelo menos 5 objetos que aparecem no vídeo produzindo sons, que acabaram de forma divertida, fazendo parte da música que é parte da trilha sonora do filme Tarzan. Que movimentos os animais fazem com esses objetos para conseguir os efeitos sonoros?  

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Ouça com atenção a sequência de sons através do link https://youtu.be/PAD2-1Gv6DQ  . Escreva que paisagens você imaginou ao ouvir cada um deles.

 

·        sequência de sons n°1:

·         __________________________________

·        sequência de sons n°2:

·         __________________________________

·        sequência de sons n°3:

·        __________________________________

·        sequência de sons n°4:

·        __________________________________

 

4. Tente se lembrar de que sons você ouve quando vai a praia, ou quando assiste algum vídeo com cenas em frente ao mar.

 Pensando nesses sons, inspire-se para criar uma pequena fotonovela sobre uma             história  na praia. Juntos em nossa aula on-line, pensaremos nas possibilidades para       criar uma trilha sonora para esta produção.

  Anexe as imagens da fotonovela à atividade no Classroom, no momento da entrega do     roteiro concluído, ou envie tudo para o nosso grupo do WhatsApp.




PROFESSOR HILDENOR
INFORMÁTICA EDUCATIVA - LED
E-mail
Professor Hildenor

Peço a gentileza que envie imagens da criança realizando as atividades 
para o email acima ou pelo Google Sala de Aula, pois preciso ter estas 

imagens na pasta de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário