CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORES: LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC)
14/09 MATEMÁTICA
Situação
problema
1) Uma van comporta 21 pessoas
sentadas. Em uma excursão saíram 5 vans lotadas. Quantas pessoas foram?
R.
2) Joaquim tem 14 balas e quer
dividir igualmente com irmão. Qual a quantidade de balas que cada um vai ficar?
R.
3) Uma faculdade tem 7
andares. Em cada andar tem 8 salas. Quantas salas têm nessa faculdade?
R.
4) Vitória comprou um pacote
com 40 balas. Ela deu 11 para sua irmã Luisa. Com quantas balas Vitória ficou?
R.
5) Vovó entregou na mercearia 290
goiabas na terça-feira. Mas o dono pediu para que ela triplicasse a quantidade
na próxima entrega. Quantas goiabas vovó deverá levar para a mercearia?
R.
15/09 PORTUGUÊS
A COSTUREIRA DAS FADAS
DEPOIS DO JANTAR, O PRÍNCIPE LEVOU NARIZINHO À CASA DA MELHOR COSTUREIRA
DO REINO. ERA UMA ARANHA DE PARIS, QUE SABIA FAZER VESTIDOS LINDOS, LINDOS ATÉ
NÃO PODER MAIS! ELA MESMA TECIA
A FAZENDA, ELA MESMA INVENTAVA AS MODAS.
– DONA ARANHA – DISSE O PRÍNCIPE – QUERO QUE FAÇA PARA ESTA ILUSTRE DAMA O
VESTIDO MAIS BONITO DO MUNDO. VOU DAR UMA GRANDE FESTA EM SUA HONRA E QUERO
VÊ-LA DESLUMBRAR
A CORTE.
DISSE E RETIROU-SE. DONA ARANHA TOMOU DA FITA MÉTRICA E, AJUDADA POR SEIS
ARANHINHAS MUITO ESPERTAS, PRINCIPIOU A TOMAR AS MEDIDAS. DEPOIS
TECEU DEPRESSA, DEPRESSA, UMA FAZENDA COR-DE-ROSA COM ESTRELINHAS DOURADAS, A
COISA MAIS LINDA QUE SE POSSA IMAGINAR. TECEU TAMBÉM PEÇAS DE FITA E PEÇAS DE
RENDA E DE ENTREMEIO
– ATÉ CARRETÉIS DE LINHA FABRICOU.
MONTEIRO LOBATO. REINAÇÕES DE NARIZINHO.
SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1973
INTERPRETAÇÃO
1) EM SUA
OPINIÃO PORQUE O AUTOR ESCOLHEU QUE A COSTUREIRA FOSSE UMA ARANHA?
2) POR QUE
NARIZINHO PRECISAVA DE UM VESTIDO?
3) LEIA O TEXTO
E ESCREVA OS ADJETIVOS ATRÍBUÍDOS AOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:
ARANHA -
VESTIDO -
FAZENDA -
4)
VOCÊ CONHECE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS GRIFADAS (DESTACADAS)? COM O AUXÍLIO DO
DICIONÁRIO, ESCREVA A DEFINIÇÃO ADEQUADA.
16/09 CIÊNCIAS
FASES DA LUA
A LUA É O SATÉLITE
NATURAL DA TERRA QUE AO CONTRÁRIO DO SOL, NÃO TEM LUZ PRÓPRIA. A LUZ QUE VEMOS
VEM DO SOL, A LUA RECEBE A LUZ SOLAR E A REFLETE.
ESSA LUMINOSIDADE QUE A
LUA RECEBE NÃO É SEMPRE A MESMA, POIS ÀS VEZES A TERRA ENTRA NA FRENTE DO SOL E
ISSO MUDA A QUANTIDADE DE LUZ QUE A LUA RECEBE. ESSAS MUDANÇAS NA LUZ QUE A LUA
REFLETE SÃO CHAMADAS FASES DA LUA, CADA FASE DURA APROXIMADAMENTE 7 DIAS. A LUA
PASSA POR 4 FASES A LUA CHEIA, LUA NOVA, QUARTO CRESCENTE E QUARTO MINGUANTE. PARA
COMPLETAR ESSE CICLO LEVA-SE APROXIMADAMENTE 28 DIAS.
§ LUA CHEIA: O REFLEXO DA LUZ É VISÍVEL EM TODA A SUPERFÍCIE DA LUA;
§ LUA NOVA: O SOL ILUMINA A FACE QUE NÃO ESTÁ VIRADA PARA A TERRA, POR
ISSO NÃO PODEMOS VER A LUZ SENDO REFLETIDA;
§ QUARTO CRESCENTE E QUARTO MINGUANTE: APENAS METADE DA SUA FICA VISÍVEL.
QUESTÕES
1) O QUE É A LUA?
2) DE ONDE VEM A LUZ DA LUA?
3) QUANTAS E QUAIS SÃO AS FASES DA LUA?
4) QUANTOS DIAS DURA CADA FASE DA LUA?
5) QUANTOS DIAS A LUA LEVA PARA COMPLETAR TODAS AS
FASES?
17/09 – Português
É bastante comum algumas
palavras causarem dúvidas no momento de falar e escrever. As palavras: mas,
mais e más são um exemplo de casos que trazem dúvidas.
A palavra “mais” possui
como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da
quantidade de algo, pode também indicar intensidade.
Ex. Quero ir mais para o parque / Ganhei mais um gato.
A palavra "más" com acento é o plural de "má", ou seja, é um adjetivo sinônimo de ruim Ex: Nesse semestre suas notas estão muito más.
o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Ex: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora.
Questões
Resolva as questões abaixo preenchendo as lacunas com as
palavras corretas. Mas, mais ou más:
Aquelas sugestões dos clientes não foram __________.
Acabei de almoçar __________ continuo com fome.
Nas histórias, as bruxas são sempre _____.
Hoje na escola muitas continhas de _____.
O pôr do sol estava _____ bonito que ontem.
Queria jogar futebol, _____ estava doente.
18/09 Matemática
1 - A figura abaixo é um detalhe da planta
de uma cidade de São Paulo. Nela, a localização da Rua Abílio José é indicada
por A2. Desta forma, a identificação da Rua Iguape é:
a) A2 b) C1 c)
C3
d) B2
2 -
A figura abaixo mostra um teatro onde as cadeiras da plateia são
numeradas de 1 a 25.
Mara recebeu um ingresso de presente que dizia o seguinte: Sua cadeira está
localizada exatamente no centro da plateia.
Qual é a cadeira de
Mara?
(A)
12 (B) 13
(C)
22
(D) 23
PROFESSORA CARLA - INGLÊS
Hi my beautiful students!!! How are you? I’m
fine thank’s!!!
Espero que todos estejam muito bem!!! Nesta
semana vamos continuar a trabalhar com o “Trilhas”.
Pages 52 até a 56. Vamos estudar os Numbers.
Façam as atividades e na sexta-feira me enviem fotos das atividades feitas pelo zap ou pelo classroom.
Kisses!!!
PROFESSORA: ADRIANA - ARTES
ARTES
Arte audiovisual
A linguagem audiovisual é composta por
outras três linguagens - verbal, sonora e visual - que, juntas,
transmitem, uma mensagem específica sobre determinado assunto.
A
expressão artística na sociedade atual pode contar com a
tecnologia como ferramenta na criação inovando as maneiras de mostrar imagens
através da linguagem audiovisual. A disponibilização desses novos meios e
técnicas para a produção de arte, faz com que conteúdos possam ser apresentados
de forma criativa, conseguindo passar a mensagem
de forma simples, direta e mais interessante.
·
Passo 1:
Assista os vídeos acessando os links e veja como a arte
audiovisual pode colaborar com a preservação da cultura indígena e da cultura
popular brasileira, entre outros temas importantes para o nosso país, através
de registros criados através da tecnologia como recurso.
https://curtadoc.tv/programa/vida-na-aldeia/
https://www.youtube.com/watch?v=BZ00hRYP4AA
·
Passo 2:
Sua vez de criar. Dessa vez, a
tarefa artística é a criação de uma fotonovela. Mas o que
são Fotonovelas?
São novelas em quadrinhos que
utilizam, no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar,
sequencialmente, uma história. No Brasil, as fotonovelas fizeram muito sucesso
por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 70.
Observe um exemplo:
1. Escolha uma
história da sua família que você goste de contar, como por exemplo algum
episódio real engraçado vivenciado por vocês. Escreva um rascunho para
organizar suas ideias.
2. Decida quantas e
que tipo de imagens serão necessárias para contar sua ideia. Você pode recortar
essas imagens de revistas velhas, jornal ou folhas impressas. Utilize no mínimo
3 e, no máximo, 10 imagens.
3. Cole-as em um
papel. Desenhe em torno das fotografias uma moldura retangular (quadros).
4. Se necessário desenhe
os balões de diálogo e escreva as falas dentro deles.
5. Fotografe sua criação e envie a imagem, ou imagens, como sempre,
anexando na mesma atividade publicada no Classroom, ou para o grupo de WhatsApp.
ARTES
ESCUTANDO OS LUGARES
DA CIDADE
Diante da nossa
realidade que se apresenta cada vez mais tecnológica, ao longo dos últimos
séculos, percebeu-se que os sons do lugar em que vivemos, conta um pouco sobre
os nossos hábitos. Esses sons passaram a fazer parte de muitas músicas, como
por exemplo a soundscape composition.
- Assista o vídeo utilizando o link https://www.youtube.com/watch?v=zVQ3-SO6h6Y . Depois de ouvir
atentamente o clip, escreva pelo menos 5 objetos que aparecem no vídeo
produzindo sons, que acabaram de forma divertida, fazendo parte da música
que é parte da trilha sonora do filme Tarzan. Que movimentos os animais
fazem com esses objetos para conseguir os efeitos sonoros?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Ouça com atenção a
sequência de sons através do link https://youtu.be/PAD2-1Gv6DQ . Escreva que paisagens você imaginou ao ouvir
cada um deles.
·
sequência de sons n°1:
·
__________________________________
·
sequência de sons n°2:
·
__________________________________
·
sequência de sons n°3:
·
__________________________________
·
sequência de sons n°4:
·
__________________________________
4. Tente se lembrar de que sons você ouve quando vai a praia, ou quando assiste algum vídeo com cenas em frente ao mar.
Pensando nesses sons, inspire-se para criar uma pequena fotonovela sobre uma história na praia. Juntos em nossa aula on-line, pensaremos nas possibilidades para criar uma trilha sonora para esta produção.
Anexe as imagens da fotonovela à atividade no Classroom, no momento da entrega do roteiro concluído, ou envie tudo para o nosso grupo do WhatsApp.
PROFESSOR HILDENOR
INFORMÁTICA EDUCATIVA - LED
Professor Hildenor
Peço a gentileza que envie imagens da criança realizando as atividades
para o email acima ou pelo Google Sala de Aula, pois preciso ter estas
imagens na pasta de cada criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário