segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Atividades da Semana: 21 a 25 de Setembro de 2020

 


 


CEU EMEF CASA BLANCA

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

BLOG - 4°s AB e C

ESSES SÃO OS MATERIAIS QUE FORAM
ELABORADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


LINK GERAL:

De 21/09/2020(Segunda feira)
A
25/09/2020(Sexta feira)

PROFESSORES: LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC)  

Rotina das lições da semana 21 a 25 de setembro

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Livro Trilhas de Aprendizagem

(Manhã)

 

Português

21/9

Páginas 19,20 e 21 (4°B)

Páginas 17 e 18 (4°A e 4°C)

 Matemática

22/9

Páginas 109, 110 e 111 e 112

 

Ciências

23/9

Páginas 148 e 149

História

24/9

Páginas 174 e 175

Geografia

25/9

Páginas 186 e 187 (até a letra C)

 

Classroom  

(Tarde ou Noite)

 

 

 Matemática

21/9

 

História

22/9

 

Português

23/9

 

Ciências

24/9  

 

Geografia

25/9

 


Matemática 21/9/2020

Observe a malha quadriculada abaixo e responda às questões seguintes:                                                                                                                                                                                                                                     

 

 1.. João está na letra A e quer chegar na letra B. Para isso, ele deve:

a) Avançar três metros, virar à esquerda, avançar dois metros, virar à esquerda e avançar dois metros

b) Avançar três metros, virar à direita, avançar dois metros, virar à direita e avançar duas casas

c) Avançar três metros, virar à direita, avançar dois metros, virar à esquerda e avançar dois metros

d) avançar três metros, virar à esquerda, avançar dois metros, virar à direita e avançar dois metros

 

2.. Denise está na letra C e quer chegar na letra D. Para isso, ela deve:

a) Avançar dois metros, virar à esquerda e avançar quatro metros

b) Avançar quatro metros, virar à direita e avançar duas casas

c) Avançar dois metros, virar à direita e avançar quatro metros

d) Avançar quatro metros, virar à esquerda e avançar duas casas

 

3.. Renata está na letra E e quer chegar na letra F. Para isso, ela deve:

a) Avançar três metros, virar à esquerda, avançar dois metros, virar à esquerda e avançar um metro 

b) Avançar três metros, virar à esquerda, avançar dois metros, virar à direita e avançar um metro 

c) Avançar três metros, virar à direita, avançar dois metros, virar à direita e avançar um metro 

d) Avançar três metros, virar à direita, avançar dois metros, virar à esquerda e avançar um metro  

 

      História 22/9/2020

 Etapas do tratamento da água

 Observe o esquema abaixo. Ele mostra as principais etapas do processo de tratamento da água desde a sua captação na represa até chegar a nossa casa.


 

Floculação: através da adição de cal e sulfato de alumínio, as partículas de sujeira ficam pesadas, indo para o fundo.

Decantação: deposição das partículas sólidas no fundo do tanque (água em repouso).

Filtração: passagem da água através de grandes filtros formados de cascalho,

areia grossa e areia fina.

Cloração: colocação de cloro para matar os microrganismos da água.

Fluoração: adição de flúor à água, para combater a cárie dentária. 


1.    1. Observe a imagem abaixo e complete o texto com as palavras abaixo:


 

1.. A água é retirada das represas por meio de _________________.

 

2.. Ela é levada para a________________, onde são colocados_________________.

 

3.. Depois a água é mandada para outros tanques decantar e a ____________________ descer para o fundo.

 

4.. Em seguida, a água é _________________ para retirar as______________ que ainda restam.

 

5.. Depois a água vai para outro tanque, onde são colocados _________________para matar os microrganismos e__________________ para proteger os dentes.

 

6.. Em seguida, a água sai e vai para os ________________, de onde é ______________ para as casas.

 


Português 23/9/2020

Interpretação de texto

 

Véspera de aniversário!!!

 

Amanhã eu faço dez anos. Estou estranhando o silêncio de todos. Ano passado, já sabia até o que o papai ia me dar. Para quem ainda não sabe, ganhei o Godofredo, que agora guarda com valentia o terreiro. Para quem também ainda não sabe, Godofredo não é nem cachorro nem gato, é um galo carijó. Ano passado, a casa era toda agitação. Mamãe costurando um vestido novo, vovó fazendo os doces e me perguntando se eu queria ganhar um relógio de verdade ou uma viagem ao Rio. Hoje está todo mundo calado, nenhuma movimentação, telefonemas ou doces. Será que esqueceram o meu aniversário? Quero confessar uma coisa: vou fazer dez anos, adoraria ganhar um bicho de pelúcia do meu tamanho.

 

Mariana, a aniversariante ansiosa.

 

1.. Por que essa véspera de aniversário de Mariana é diferente?

 

2.. O que estava sendo feito na casa de Mariana na véspera de seu aniversário no ano passado?

 

3.. Você acha que Mariana está com medo? Do que?

 

4.. O que Mariana quer?

 

Ortografia

 Mas: indica oposição, um contraste. Tem o mesmo sentido de porém. Exemplo: “Larissa foi à praia, mas não entrou no mar porque choveu.”  

 Mais: indica adição, soma (juntar, acrescentar). Exemplo: “Os alunos, mais os professores, gostariam de estar tendo aula presencial nesse momento.”

Más: indica o plural de má. Tem o mesmo sentido de ruim. Exemplo: “As pessoas que maltratam os animais são más.”

 

1.. Complete as frases com mas, mais ou más:

 a.. Aquelas pessoas são ____________________ porque não se importam com os outros seres humanos.

 b.. __________________ de três pessoas foram para a viagem com tia Lucinda.

 c.. Eu vou ao mercado, _____________ não vou sem utilizar uma máscara, pois não quero pegar Coronavírus.

 d.. Cem________________ cem dá duzentos,

 e.. Aquelas ideias não foram ____________.

 f.. João adora nadar no mar, ________________ele não foi porque o mar estava agitado.



Ciências 24/9/2020

Planetas

Você já se perguntou o que é um planeta? Por definição, um planeta é um corpo sólido de formato arredondado que gira em torno da estrela maior (no caso do planeta Terra, essa estrela é o Sol).  Mas como podemos saber se um determinado corpo celeste é um planeta ou não?

Para que um corpo celeste seja considerado um planeta, a União Astronômica Internacional estabeleceu alguns critérios:

1) Estar em órbita ao redor de uma estrela;

2) Ter a sua própria gravidade, fator responsável para que tenha uma forma redonda;

3) Ter a sua órbita livre, isto é, o caminho que ele faz não pode ser influenciado ou obstruído por nenhum outro planeta.

Diante dessas definições, podemos dizer que a Lua é um planeta? Não, pois ela não orbita ao redor de uma estrela, pois a Terra não é uma estrela, e tem a sua órbita influenciada por um planeta (a própria Terra). 




Classificação dos planetas

A classificação dos planetas é feita com base na sua composição e proximidade com o Sol, sendo, então, classificados da seguinte maneira:


Planetas rochosos (interiores, telúricos ou terrestres) são os planetas mais próximos do Sol e basicamente constituem-se de rochas e metais pesados, como o ferro. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

 

Planetas gasosos (exteriores, jovianos ou gigantes) são os planetas mais distantes do Sol e constituem-se em sua maior parte de gases, como hidrogênio, hélio gasoso, metano e dióxido de carbono. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

 1.. O que é um planeta?

 2.. Por que a Lua não é um planeta?

 3.. O que é um planeta rochoso? Quais são os planetas rochosos?

 4.. O que é um planeta gasoso? Quais são os planetas gasosos?

 

Geografia: 25/9/2020

As fotos abaixo retratam a Avenida João Dias, que se localiza próxima à nossa escola, em diferentes épocas.




1. Mostre essas fotos aos seus familiares, e com a ajuda de um deles, descreva no quadro abaixo as transformações que você identifica entre as fotografias:





PROFESSORA CARLA - INGLÊS

Hello kids!!! How are you? I’m fine thank’s!!!

Espero que todos estejam muito bem!!! Nesta semana vamos continuar a trabalhar com o “Trilhas”.

 

Pages 57 até a 60. Vamos rever e estudar o Verb to be.

 

 Na sexta-feira me enviem fotos das atividades feitas pelo zap ou pelo classroom.

 

Na terça-feira as 17h teremos um vídeo aula através do meet sobre o Verb to be. Espero por vcs!!!

 

Enviarei o link pelo grupo de inglês, arte e leitura.

 

Kisses!!!



PROFESSOR HILDENOR
INFORMÁTICA EDUCATIVA - LED
E-mail
Professor Hildenor

Peço a gentileza que envie imagens da criança realizando as atividades 
para o email acima ou pelo Google Sala de Aula, pois preciso ter estas 

imagens na pasta de cada criança.


https://www.digipuzzle.net/minigames/mathsearch/mathsearch.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/matematica/index.htm


http://www.escolagames.com.br/jogos/antecessorSucessor/?deviceType=computer

Nenhum comentário:

Postar um comentário