domingo, 18 de outubro de 2020

Atividades da Semana: 19 a 23 de Outubro de 2020

   


CEU EMEF CASA BLANCA

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

BLOG - 4°s AB e C

ESSES SÃO OS MATERIAIS QUE FORAM
ELABORADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


LINK GERAL:

De 19/10/2020(Segunda feira)
A
23/10/2020(Sexta feira)

PROFESSORES

LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC)  




Matemática 19/10/2020

1.. Heloísa tinha em seu pote 194 bolinhas. Ela ganhou 98 bolinhas de seu tio e deu 38 bolinhas para seu irmão. Quantas bolinhas ela tem?

a) 260

b) 254

c) 58

d) 330

 

2.. Bárbara foi à loja de doces e comprou 480 balas. Ela vai distribuí-las em saquinhos, e em cada um deles deverá haver 5 balas. Quantos saquinhos de balas ela fará?

a) 96

b) 475

c) 485

d) 2.400

 

3.. José levou para a viagem à praia 3 camisetas e 4 bermudas. De quantas maneiras diferentes ele pode usar uma camisa e uma bermuda?

a) 7

b) 1

c) 12

d) 9

 

4.. Luciana tinha 165 reais. Ricardo tem 86 reais. Quantos reais a mais ela tem?

a) 251

b) 121

c) 79

d) 241


Português 20/10/2020

 

Conto de fada da mulher moderna

 

          Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:

          – Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre…

            E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: – Eu, hein?… nem morta!

Luís Fernando Veríssimo

 

1.. O que a princesa estava fazendo quando se deparou com a rã?

a) Estava triste e sozinha no seu castelo

b) Admirava a natureza e o belo lago de seu castelo

c) Pensava no que ia comer à noite

d) Esperava um príncipe para casar com ela

 

2.. O que a princesa tinha que fazer para quebrar a maldição que a bruxa jogou na rã?

a) Casar com a rã e morar com a sua mãe

b) Comer a rã com creme acebolado e vinho branco

c) Jogar a rã dentro de seu maravilhoso lago em seu castelo

d) Dar um beijo na rã

 

3.. A princesa comeu a rã porque

a) ela estava com muita fome

b) a carne de rã é saborosa

c) ela ficou ofendida com a proposta de casamento da rã

d) ao comê-lo, a rã voltaria a se transformar em um príncipe

 

4) O que podemos aprender com essa pequena história?

R:___________________________________________


Ciências 21/10/2020

 

Animais vertebrados e invertebrados

  

Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. Essa estrutura ajuda a proteger os órgãos e permite que esses animais sejam maiores.

Os animais invertebrados não possuem ossos. Algumas espécies possuem o corpo mole, outras apresentam uma estrutura rígida externa que ajuda a sustentar o corpo.

   

Dentre os animais vertebrados, temos:

 

Peixes

 Os peixes são animais vertebrados que vivem na água e que possuem a pele coberta por escamas. Eles também têm a capacidade de respirar embaixo da água.

Exemplos: tubarão, sardinha, peixe-palhaço e cavalo marinho.

 

Répteis

 

Os répteis são animais vertebrados terrestres e muitos deles nascem de ovos. Eles podem ter a pele coberta por escamas ou por uma carapaça. A maioria dos répteis são animais terrestres e que nascem de ovos.

Exemplos: cobra, jacaré, tartaruga e iguana.

 

Anfíbios

 

Os anfíbios são animais vertebrados que nascem na água e se desenvolvem na terra; Eles têm a pele lisa e úmida, por isso vivem perto de locais com água, como rios, lagoas e mar. Uma característica dos anfíbios é que eles nascem na água e se desenvolvem na terra.

Exemplos: sapo, rã, perereca, salamandra e cobra-cega.

 

Aves

 

As aves são animais vertebrados que possuem pena e capacidade de voar. Elas nascem de ovos e têm o corpo coberto por penas, além de patas, bico e asas.

Exemplos: galinha, beija-flor, arara, pinguim e papagaio.

 

Mamíferos

 

Os mamíferos são animais vertebrados aquáticos ou terrestres. Quando filhotes, se alimentam do leite da mães. Eles podem ser aquáticos ou terrestres.

Exemplos de mamíferos aquáticos: baleia e golfinho.

Exemplos de mamíferos terrestres: gato, cachorro, macaco, cavalo e leão.

 

  

Dentre os animais invertebrados, temos:

 

Invertebrados Terrestres

 

Os invertebrados terrestres são os animais que passam a maior parte de sua vida em ambientes com solo seco e terra úmida.

Exemplos: Abelha, formiga, mosquito, aranha, escorpião, piolho-de-cobra, lesma, caracol, lombriga e minhoca.

 

Invertebrados Aquáticos

 

Os invertebrados aquáticos são os animais que podem ser encontrados em todo o mundo, tanto em água doce, como em rios e lagos, quanto na água salgada, como mares e oceanos.

Exemplos: crustáceo, água-viva, polvo, coral, estrela-do-mar, lagostas, anêmonas e libélula.

 

Adivinhas

1.. Esse animal, ao nascer, se alimenta do leite da sua mãe. Ele é:

a) um peixe      b) um réptil     c) uma ave     d) um mamífero    e) um anfíbio

 

2.. Esse animal, que nasce na água e se desenvolve na terra, tem a pele lisa e vive perto de rios e lagos. Ele é:

a) uma ave       b) um anfíbio     c) um peixe    d) um mamífero   e) um réptil    

 

3.. Esse animal vive na água e tem a pele coberta com escamas. Ele é:

a) um mamífero       b) uma ave     c) um réptil     d) um anfíbio   d) um peixe    

 

4.. Esse animal tem o corpo coberto de penas, tem bico, patas, asas e nasceu de um ovo. Ele é:

a) um réptil     b) um peixe    c) um mamífero     d) uma ave     e) um anfíbio  

 

5.. Esse animal é terrestre, pode ter a pele coberta de escamas ou uma carapaça e nasceu de um ovo? Ele é:

a) um anfíbio    b) um mamífero     c) uma ave       d) um peixe        e) um réptil       

 

 Geografia 22/10/2020

            Administração do município

Para garantir que todos os serviços públicos sejam oferecidos, os municípios precisam de uma administração.

Quem representa e administra o município é o prefeito, que é eleito pelo voto secreto da população por um período de quatro anos. A reeleição é permitida e se reeleito o prefeito poderá governar por mais quatro anos. Na ausência ou falta do prefeito, ele é substituído pelo vice-prefeito.

A prefeitura possui várias secretárias e cada uma delas é representada por um secretário, que é responsável pelas áreas da administração como, por exemplo: saúde, lazer, cultura, esportes, alimentação, entre vários outros.

Os vereadores são os responsáveis pela elaboração e fiscalização do cumprimento das leis do município e são eleitos pelo voto da população pelo mandato de quatro anos, o mesmo tempo do mandato do prefeito. A Câmara Municipal é o local de trabalho dos vereadores que devem acompanhar e administrar as leis do município.

O voto é muito importante, pois ele define as pessoas que irão fazer as leis e executá-las. Se a população vota em um candidato que não possui a ficha limpa e que não é uma pessoa honesta, certamente, a população irá sofrer as consequências de um péssimo governo como vemos nos noticiários, em que falta uniforme, alimentação e professores nas redes públicas, devido à má gestão de determinados vereadores e prefeitos.

O voto é um direito da população que deve exigir exercer de forma consciente. O voto, do ponto de vista histórico, sempre foi muito importante, foi uma grande conquista do povo, pois temos o dever de colocar no poder pessoas honestas que irão defender os interesses da população!

  

1.. Qual é a função principal do prefeito?

a) Administrar o município

b) A elaboração de leis

c) Julgar os crimes cometidos pelas pessoas

d)  Investigar e prender os criminosos

 2.. Quem elabora as leis e fiscaliza o cumprimento das leis?

a) O presidente da República

b) Os deputados estaduais

c) O prefeito

d) Os vereadores

 3.. De quanto em quanto tempo ocorrem as eleições para prefeitos e vereadores?

a) De 3 em 3 anos

b) De 4 em 4 anos

c) De 6 em 6 anos

d) De 8 em 8 anos

 4.. Por quem são escolhidos os prefeitos e vereadores?

a) Pelo Presidente da República

b) Pelo Governador do Estado

c) Pelas pessoas, por meio do voto

d) Pelos Deputados Federais


 História - 23/10/2020

Rio Amazonas

O Amazonas é um rio brasileiro que nasce na Cordilheira dos Andes. Ele é o maior do mundo em extensão e volume de água com 6 868 km de extensão.

O rio nasce no Peru, mais precisamente na montanha Nevado Mismi (Cordilheira dos Andes), na porção sul do país, a uma altitude de 5.500 metros. No Peru, o rio dispõe de um modesto volume de águas. Ao chegar às terras brasileiras, o mesmo recebe o nome de Solimões, e se torna Amazonas quando converge com o Rio Negro. Nesse encontro, as águas escuras provenientes do Rio Negro não misturam com as do Rio Solimões, que são claras, promovendo assim um fenômeno de grande beleza.

A superfície na qual o rio percorre é extremamente plana, aspecto que resulta em um grande volume de água. A característica de rio caudaloso favorece a navegação em praticamente toda a extensão do Amazonas, incluindo também muitos de seus afluentes.

Um fenômeno muito intrigante envolvendo o rio Amazonas acontece em sua foz. Quando as águas oceânicas sobem, em razão da maré alta, a mesma invade a desembocadura do rio, provocando um estrondoso choque e um grande barulho, além de arrancar árvores nos barrancos. Esse fenômeno recebe o nome de pororoca, que é uma onda de grande proporção que se forma a partir do encontro das águas oceânicas com as águas do rio.

1.. Em que país o Rio Amazonas nasce?

a) Brasil        b) Argentina       c) Peru       d) Equador 

 

2.. Em território brasileiro, o Rio Solimões volta a se chamar Rio Amazonas quando:

a) Encontra-se com o mar

b) Encontra-se com o Rio Negro

c) Chega no Estado de São Paulo

d) Ele vai para o Pantanal 

 

3.. Por ser um rio com uma superfície plana e ser caudaloso (possuir muita água), ele é ideal para:

a) produção de energia elétrica

b) construção de represas

c) navegação por meio de barcos

d) divertimento e lazer 

 

4.. Quando o rio Amazonas se encontra com as águas do oceano na maré cheia, ocorre um grande barulho e a força das águas é capaz de arrancar as árvores. O nome desse fenômeno é

a) Pororoca

b) Afluentes

c) Cordilheiras

d) Pororoca

  

 


PROFESSORA
 ADRIANA - ARTES

Com belas imagens do fundo do mar, conteúdo interessante e grande interatividade, a revista InForMar faz a divulgação científica sobre o mundo marinho desde de maio de 2009. Confira já! Clique no link http://www.maradentro.org.br/artigos/223-revista-eletronica-informar  para acessar.

Dentro da revista você encontrará um museu virtual para ver animais encontrados em nosso litoral. O MUVIMAR é um portal disponível na internet que reúne fotos das espécies registradas por mergulhadores em um banco de imagens. Através do portal as pessoas podem, por exemplo, realizar buscas pelo nome das espécies ou local de ocorrência. Associada a cada imagem, o público terá acesso também às características do comportamento e do local onde cada animal foi fotografado.

O link para acesso direto à parte da revista digital dedicada ao museu virtual marinho é http://www.maradentro.org.br/muvimar . Rolando a página para baixo você encontrará a imagem abaixo e a galeria com os nomes dos animais que podem ser pesquisados.



  • Passo 1: 

Assista o vídeo do curso de desenho oferecido pela FABER-CASTELL. É o mesmo vídeo apresentado em nossa aula on-line desta semana. Acesse através do link https://drive.google.com/file/d/10NLRmIKzRngSmUrytJivQOfU7MhUAL89/view?usp=sharing . Vá fazendo os desenhos propostos no vídeo ao mesmo tempo em que assiste. Deixe a produção sem colorir.


  • Passo 2: 

Escolha animais da galeria de imagens do museu virtual da revista digital  InForMar. Em outra folha branca faça o desenho destas espécies marinhas escolhidas por você e o ambiente em que eles vivem. Deixe a produção sem colorir.

Não há necessidade de fotografar as produções para envio esta semana.





PROFESSORA 
CARLA - INGLÊS









PROFESSOR 
HILDENOR - INFORMÁTICA EDUCATIVA 
LED
E-mail

Professor Hildenor
Peço a gentileza que envie imagens da criança realizando as atividades
para o e-mail acima ou pelo Google Sala de Aula, pois preciso ter estas
imagens na pasta de cada criança.




https://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=7&jogo=Jogos%20das%20Capitais%20do%20Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário