domingo, 25 de outubro de 2020

ATIVIDADES DA SEMANA : 26 DE OUTUBRO A 29 DE OUTUBRO DE 2020


CEU EMEF CASA BLANCA

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

BLOG - 4°s AB e C

ESSES SÃO OS MATERIAIS QUE FORAM
ELABORADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


LINK GERAL:

De 26/10/2020(Segunda feira)
A
29/10/2020(Sexta feira)

PROFESSORES

LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC)   


26-10 Português

 

A dança do Joãozinho

A mãe do Joãozinho estava a conversar com uma amiga e dizia-lhe:

- O meu Joãozinho gosta de dançar e de cantar. Quando for grande quer dedicar-se a uma dessas duas coisas.

Diz a amiga:

- Então acho que devia dedicar-se á dança.

- Porquê? Já viu ele dançar?

- Não. Mas já ouvi cantar!

 

1-     O texto é engraçado, pelo fato de a amiga sugerir que Joãozinho  se dedicasse á dança, pois ele: 

a)      Dançava muito mal.

b)     Dançava muito bem.

c)      Cantava muito mal.

d)     Cantava muito bem.

 

2-     No texto, o travessão (__) foi utilizado para: 

a)    Indicar uma pausa na leitura.

b)    Marcar as falas das personagens.

c)    Dar uma explicação.

d)    Fazer uma pergunta. 


3-     O texto lido foi escrito para: 

a)    Informar o leitor.

b)    Divertir o leitor.

c)    Ensinar o leitor.

d)    Emocionar o leitor.



27-10 Matemática

 1-    Heloísa resolveu o seguinte desafio matemático e acertou.

           3 x 10 + 20 + 9

 

O resultado que ela encontrou foi:

(A) 30.

(B) 42.

(C) 50.

(D) 59.

  

2- Fernanda tem uma caixa com 180 figurinhas e Fábio tem 112. A quantidade de figurinhas que Fábio tem a menos que Fernanda é

 a) 68 figurinhas.

 b) 72 figurinhas.

c) 292 figurinhas.

d) 392 figurinhas.

 

3- Mariana comprou um tênis e pagou da seguinte forma: uma entrada de R$ 150,00 e mais 4 prestações de R$ 50,00 cada uma. Quanto ela pagou pelo tênis?

a) R$ 250,00

b) R$200,00

c) R$350,00

d) R$ 150,00

 

4. Numa gincana, as equipes deveriam recolher latinhas de alumínio para reciclagem. Uma equipe recolheu 5 sacos de 100 latinhas e outra equipe recolheu 3 sacos de 50 latinhas. Quantas latinhas foram recolhidas ao todo?

 a) 100

b) 150

c) 500

d) 650


28-10 História

 

Comunidades Ribeirinhas do Amazonas

A população tradicional que mora nas proximidades dos rios e sobrevive da pesca artesanal, da caça, do roçado e do extrativismo é denominada de ribeirinha. Por conta dos aspectos geográficos do país, é na Amazônia que está a maior parte dessa população. [...]

Por residirem em um ambiente onde a força da natureza se faz presente, os ribeirinhos aprenderam a viver em um meio repleto de limitações e desafios impostos pelo rio e pela floresta. A relação desse povo com as mudanças naturais fez com que eles adaptassem o seu cotidiano, seu modo de morar e de buscar meios para sua subsistência.

          Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, não possui energia elétrica, água encanada e saneamento básico e estão localizadas próximas às margens dos rios. Construídas alguns metros acima do nível do rio para evitar que sejam invadidas pelas águas durante as enchentes, as palafitas ainda possuem a tecnologia de uso de tábuas para subir o piso nos períodos de cheia.

O rio possui um papel fundamental na vida dos ribeirinhos. É através dele que são estabelecidas as ligações entre as localidades com a utilização de jangadas e barcos como o único meio de transporte. O rio é sua rua. É nele também que os ribeirinhos executam uma das principais atividades que lhes proporciona fonte de renda e de sobrevivência: a pesca.

Outra fonte de renda advém do extrativismo, a exemplo da extração da malva, uma planta muito comum na bacia do Rio Amazonas. [...] A plantação de milho e mandioca, a produção de farinha e a coleta da castanha e do açaí também ocupam lugar de destaque nas atividades agrícolas das comunidades ribeirinhas.

          A relação diferenciada com a natureza faz dos ribeirinhos grandes detentores de conhecimentos sobre aspectos da fauna e da flora da floresta; o uso de plantas medicinais; o ritmo e o caminho das águas; os sons da mata; as épocas da terra. Esse convívio alimenta a cultura e os saberes transmitidos de pai para filho.

 

1-    A população ribeirinha: 

(a)   Vive nas proximidades dos rios, em casas confortáveis e luxuosas.

(b) Sobrevive trabalhando em empresas, lojas e outros estabelecimentos comerciais.

(c)   Mora nas proximidades dos rios e sobrevive da pesca artesanal, caça, roçado e extrativismo.

(d) Não sofre com enchentes, não conhece a fauna e flora da região.

 

2-    Como são as casas da população ribeirinha? 

(a)  Confortáveis, com belos móveis e eletrodomésticos.

(b) São palafitas, possuem energia elétrica e água encanada.

(c)  Feitas de barro, não possuem água encanada, energia elétrica e saneamento básico.

(d) Estão localizadas próximas às margens do rio, são palafitas, não possuem energia elétrica, água encanada e saneamento básico. 

 

  3-     Observe as imagens abaixo e escreva quais são as dificuldades que                      provavelmente a população ribeirinha enfrenta. 

 


29-10 Geografia    

 

                 

1-    A imagem acima representa a formação: 

a)    Dos povos indígenas.

b)    Dos povos africanos.

c)    Do povo brasileiro.

d)    Do povo japonês.

 

O encontro de culturas na formação do povo brasileiro

Os grupos indígenas foram os primeiros habitantes do território que viria a ser o Brasil. Depois, vieram os portugueses, os africanos escravizados e os imigrantes europeus e asiáticos.

Todos esses povos contribuíram para a formação do povo brasileiro: cada um com seus saberes, hábitos alimentares, formas de construir suas casas, de se vestir, com suas músicas e suas tradições, enfim, com sua cultura.

 

 

2-    Contribuíram para a formação do povo brasileiro:

 

a)    Os povos indígenas, os portugueses e europeus.

b)    Os africanos, os portugueses e imigrantes asiáticos.

c)    Os imigrantes asiáticos e europeus e os grupos indígenas.

d) Os grupos indígenas, os portugueses, os africanos e os imigrantes europeus e asiáticos.


   3- A capoeira tem origem em qual das culturas que formaram o povo brasileiro?

   a) Dos povos europeus,

   b) Dos grupos indígenas

   c) Dos povos africanos

           d) Dos imigrantes asiáticos.   

           

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY



PROFESSORA 
CARLA - INGLÊS

Happy Halloween

Nesta semana no dia 31 de outubro comemoramos o Halloween!!! Leia o texto, pinte o desenho e faça um lindo desenho para comemorarmos o Halloween.



Como surgiu o Halloween

Acredita-se que as primeiras manifestações do Halloween tenham surgido a partir do povo celta, há cerca de 2,5 mil anos.

Segundo este povo, os espíritos dos mortos escolhiam o último dia de verão do hemisfério norte, no dia 31 de outubro, para assustar e possuir os vivos. Assim, para que estes espíritos não chegassem perto das casas, os celtas usavam caveiras, ossos e abóboras decoradas como “espantalhos”.

Depois de muito tempo, a celebração foi se aperfeiçoando e conquistando novos significados, até chegar à festa de Halloween que conhecemos hoje em dia.

Como o Halloween é comemorado nos Estados Unidos

Muita festa e espantos marcam o Dia das Bruxas nos Estados Unidos. No começo de outubro, as casas começam a ser enfeitadas com esqueletos, morcegos e teias de aranha, transformando tudo em um espetáculo de terror.

No dia 31 de outubro, é costume sair fantasiado pelas ruas, acompanhando as crianças no famoso trick or treat entre as portas da vizinhança, o nosso “doces ou travessuras” em português. Como é esperado, os vizinhos já tem um estoque de doces e balas, preparados para abastecer as crianças e não receber uma travessura.

Outra tradição bem interessante é a da abóbora do Dia das Bruxas, apelidada de Jack-o’-Lantern. Os americanos costumam comprar grandes abóboras, limpar o interior, esculpir rostos assustadores e colocar uma vela acesa dentro delas, fazendo com que elas pareçam lanternas do terror.

Palavras e expressões do Halloween

  • Bat — Morcego
  • Black Cat — Gato preto
  • Blood – Sangue
  • Cemetery – Cemitério
  • Cobweb — Teia de aranha
  • Costume — Fantasia
  • Creepy – Arrepiante
  • Dead – Morto
  • Ghost — Fantasma
  • Haunted House — Casa assombrada
  • Jack-O’-Lantern — Abóbora iluminada
  • Monster – Monstro
  • Mummy — Múmia
  • Potion – Poção
  • Pumpkin — Abóbora
  • Scary – Assustado
  • Skeleton — Esqueleto
  • Skull – Crânio
  • Spell – Feitiço
  • Spider — Aranha
  • Trick Or Treat — Doces ou travessuras
  • Vampire — Vampiro
  • Werewolf – Lobisomem
  • Witch – Bruxa
  • Witchcraft – Bruxaria
  • Zombie — Zumbi

PROFESSORA

 ADRIANA - ARTES 

O Fundo do Mar

Nos oceanos, encontramos milhões de formas de vida! Espécies em curso evolutivo e outras em extinção. Maravilhas de diversas cores e formatos fazem do fundo do mar, um lugar mágico e venerado.

Para saber um pouco mais sobre nossos objetivos desta semana ao continuarmos nos inspirando no oceano para produzir arte, assista o vídeo acessando através do link https://youtu.be/CrhTIINcBUQ

 

      Passo 1:

A beleza do fundo do mar pela variedade visual que apresenta é uma ótima oportunidade para um breve estudo sobre cores. Leia as informações reproduzidas nas imagens abaixo.


CORES TERCIÁRIAS





      Passo 2:

É no próximo vídeo que você encontrará a imagem para se inspirar e produzir sua nova criação sobre o mar. Veja com atenção e “congele a imagem”, ou seja, pause o vídeo na cena que mais lhe encantar.

Acesse https://www.youtube.com/watch?v=DbECGk-sFXY&feature=emb_logo .

 

       Passo 3:

Tente desenhar a imagem escolhida em folha branca. Use o material de sua escolha para colorir o desenho preenchendo todo o espaço, use ao máximo as cores observadas, com misturas e técnicas que você queira.

É o momento de experimentar efeitos! Lembre-se de que esses efeitos podem não dar o resultado esperado por você, mas também podem surpreender pela criatividade e superar positivamente as expectativas, tudo isso é parte do processo de criação.

Agora assista o vídeo sobre dicas para colorir com lápis de cor no vídeo produzido pela FABER CASTELL, você terá mais um recurso para alimentar sua criatividade para terminar sua produção.

https://drive.google.com/file/d/1sbdQF6VuEMRLQAT271EDvbxUtojdWwhx/view?usp=sharing

Tire uma foto em lugar bem iluminado. Envie como sempre, anexando na mesma atividade no Classroom, ou para o nosso grupo do whatsapp. 




PROFESSOR 
HILDENOR - INFORMÁTICA EDUCATIVA 
LED
E-mail

Professor Hildenor
Peço a gentileza que envie imagens da criança realizando as atividades
para o e-mail acima ou pelo Google Sala de Aula, pois preciso ter estas
imagens na pasta de cada criança.

  https://www.educacaodinamica.com.br/plataforma/storie/player/?saber=40&etapa=0&story=Mestre%20das%20divis%C3%B5es







Nenhum comentário:

Postar um comentário