segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Atividades da Semana: 16 a 19 de Novembro de 2020

 


CEU EMEF CASA BLANCA

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

BLOG - 4°s AB e C

ESSES SÃO OS MATERIAIS QUE FORAM
ELABORADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


LINK GERAL:


PROFESSORES

LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC) 

16/11 Português

                                     

  GOLFINHO

        Todo mundo pensa que o golfinho é um peixe, mas não é. Ele é um mamífero, assim como a baleia. Vive nos oceanos e mares de todo o mundo, perto ou longe dos continentes. No Brasil, pode ser visto ao longo de todo o litoral, do Nordeste ao Rio Grande do Sul.

       Sua alimentação consiste principalmente de peixes e lulas. Mede de 1,5 a 3,5 metros de comprimento e pode pesar até 110 kg. O período de gestação é de dez a onze meses. Os filhotes nascem com pouco menos de 1 metro e são amamentados durante cerca de 14 meses. A fêmea tem um filhote a cada dois ou três anos. Esse animal vive em média 20 a 35 anos.

        Os golfinhos vivem em grupos que podem chegar a milhares de animais, entre os que vivem no oceano. Na costa, é possível ver até 500 golfinhos juntos.

         São ágeis, velozes e acrobatas. Saltam e nadam na proa de embarcações. As vocalizações incluem vários estalos e assobios. Sabe-se que o golfinho-comum pode mergulhar até 280 metros, ficando embaixo d’água por cerca de oito minutos.

        Depois ele tem de subir para respirar.

Fonte: Terra. Disponível em: http://www.terra.com.br/criancas/bichos/golfinho.htm acesso em: 2007.

1. O golfinho é

(A) um réptil.
(B) um peixe.
(C) um inseto.
(D) um mamífero.

 

2. O golfinho come principalmente

(A) folhas.
(B) insetos.
(C) peixes e lulas.
(D) ratos e coelhos.

 

3. O golfinho-comum, quando mergulha, não pode ficar embaixo da água por mais de 8 minutos porque ele tem que subir para

(A) nadar.
(B) comer.
(C) brincar.
(D) respirar
 

 

Leia o poema com atenção e responda à questão.

                            

A onda

                                            

                          Manuel Bandeira

                  a onda anda
                  aonde anda
                 a onda?
                 a onda ainda
                 ainda onda
                 ainda onda
                 aonde?
                 aonde?
                 a onda a onda

Fonte: BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.

 

4- Em todo o poema são usadas as palavras “onda”, “anda” e “aonde”. Esse recurso é utilizado para imitar o som

(A) das conchas.
(B) das conversas.
(C) das pegadas na areia.
(D) do mar.
 

 17/11 Matemática

1- Dona Ana dará bombons aos seus 32 alunos na festa de fim de ano. Ela quer dar4 bombons a cada aluno. Dona Ana precisará de:

(A) 128 bombons.                 (B) 64 bombons.
(C) 32 bombons.                   (D) 8 bombons.

2-O gráfico, a seguir, mostra a quantidade de carros vendidos em uma loja nos meses de maio, junho, julho e agosto.

De acordo com o gráfico, observa-se que

(A) em maio venderam-se menos carros do que em agosto
(B)  julho foi o mês no qual se venderam menos carros
(C)  agosto foi o mês no qual se venderam mais carros.
(D)  em junho vendeu-se a mesma quantidade de carros que em agosto.

 

3- Em uma escola há 330 alunos. Foi realizada uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira de que eles mais gostam, e foram coletados os seguintes dados:

110 gostam de brincar de esconde-esconde;

90 preferem brincar de pega-pega;

os demais alunos preferem brincar de pular corda.

 

 Sendo assim, quantas crianças preferem brincar de pular corda?

 (A) 240.
 (B) 220.
 (C) 200.
 (D) 130.

 

4- Gustavo tem 124 figurinhas e Arthur tem o triplo. Eles vão repartir as figurinhas entre 8 crianças. Quantas figurinhas receberá cada criança? 

(A) 372
(B) 62
(C) 496
(D) 53

(D) 53


18/11 História

 

O velho Chico

      O “Velho Chico” é um dos mais importantes rios do Brasil. Seu percurso de quase três mil km é um caminho revelador de histórias, pelejas, causos, amores e das religiosidades dos povos ribeirinhos. Um rio de importância econômica, social e cultural para diversas comunidades, dentre elas indígenas e quilombolas. Suas águas maltratadas pelo intenso processo de degradação, onde esgotos desaguam em seu leito, o desmatamento constante de suas matas ciliares, provocando o assoreamento, são expressões concretas do abuso indiscriminado sofrido pelo rio.

      O rio São Francisco é considerado um dos principais fatores de desenvolvimento da região nordeste, devido a sua importância para a agricultura e o aproveitamento da sua força para a geração de energia.

       Muitas são as narrativas em torno das águas do velho Chico: a mãe d’água, o mergulhão, o compadre d’água e o negro d'água são alguns seres imaginários que moram nas profundezas de suas águas e que costumam aparecer para pescadores. Daí a sua importância para a cultura popular. As narrativas repassadas por gerações de barqueiros, pescadores/as e ribeirinhos/as; as cantigas e rezas nas procissões das romarias da terra e das águas, por homens e mulheres carregados de simbolismos, fazem dessas iniciativas expressões de resistência e fé, percorrendo caminhos em meio à vegetação que cresce no lugar onde já foi o seu leito, para oferecer-lhe um gole d’água. Se o rio morre, morre com ele a cultura de um povo.

        O velho Chico é também núcleos de memórias. Em cada trecho, várias histórias de vida. Na contramão da velocidade do que já foi a sua correnteza e pela abundância de suas águas e profundidade de seu leito, hoje algumas embarcações estão fixadas nas areias de suas margens. Ali se ancora também

Se o rio morre, morre com ele a cultura de um povo.

O velho Chico é também núcleos de memórias. Em cada trecho, várias histórias de vida. Na contramão da velocidade do que já foi a sua correnteza e pela abundância de suas águas e profundidade de seu leito, hoje algumas embarcações estão fixadas nas areias de suas margens. Ali se ancora também lembranças e memórias de tempo de farturas de peixes e da vida movimentada no cais.

1- O rio São Francisco é popularmente chamado de

(A) Negro d’água
(B) Velho Chico
(C) Mãe d’água
(D) Mergulhão

 

2- O rio São Francisco é um dos fatores de desenvolvimento principalmente para a região

(A) Norte
(B) Sul
(C) Nordeste
(D) Sudeste

 

3- As águas do Velho Chico são importantes para a cultura popular, pois:

(A) Possui abundância de água e de peixes.

(B) Contribui para a agricultura, navegação e produção de energia elétrica.

(C) Existem várias lendas sobre o rio que são repassadas de geração em geração.

(D) Produz energia elétrica e está localizado somente na região nordeste.

 

 4- Quais fatores contribuem para a degradação do Rio São Francisco?

(A) Geração de energia e a cultura popular
(B) Farturas de peixes e a geração de energia
(C) Desmatamento e abundância de água
(D) Esgotos lançados no rio e desmatamento



19/11 Geografia

   Regiões brasileiras

Observe o mapa e responda às questões:






 

1- Em quantas regiões o Brasil foi dividido?

(A) 7 regiões
(B) 6 regiões
(C) 4 regiões
(D) 5 regiões

 

2- Qual região brasileira tem o maior número de estados?

(A) Sul
(B) Sudeste
(C) Nordeste
(D) Cento- Oeste

 
3- Qual é a maior região em extensão territorial?
 
A) Centro-oeste
B) Norte
C) Nordeste
D) Sul
 
 
4- Em que região está localizada o Distrito Federal?
 
A) Centro- oeste
B) Sul
C) Norte
D) Sudeste
 
 
5- Quais estados formam a região Sudeste?
 
A) São Paulo, Rio de janeiro, Ceará e Paraná.
B) São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso.
C) Rio de janeiro, São Paulo, Espírito Santo e minas Gerais.

D) Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás.


PROFESSORA 

CARLA - INGLÊS












PROFESSORA: ADRIANA - ARTES


ARTES


  • Passo 1:

Assista atentamente ao vídeo que conta a história “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”, livro da escritora brasileira Ana Maria Machado.

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=4lLkBJodQyE .


  • Passo 2:

É a sua vez de contar uma história!

Você deve criar uma história em quadrinhos com no mínimo 3 e no máximo 10 quadros, sobre sua história predileta ouvida em algum momento anterior da vida, na escola, ou, contada por alguém da família, por um amigo ou amiga, enfim, uma história de sua preferência, que você queira recontar, do seu jeito, através de ilustrações. Pode ser, inclusive, uma das histórias que você ouviu da professora Isabel, nas aulas de Leitura, desse, ou de anos anteriores.

Lembre - se de que os quadrinhos devem ser feito separadamente, um a um, para que seu trabalho fique adequado. Observe o exemplo representado na imagem abaixo.


Escolha a técnica de sua preferência para colorir as imagens.


Passo 3: Depois de concluído o trabalho, fotografe de frente, de forma que a imagem fique nítida e bem posicionada. Envie a fotografia como anexo da mesma atividade no Classroom.



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