CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC)
16/11 Português
GOLFINHO
Todo mundo pensa que o golfinho é um
peixe, mas não é. Ele é um mamífero, assim como a baleia. Vive nos oceanos e
mares de todo o mundo, perto ou longe dos continentes. No Brasil, pode ser
visto ao longo de todo o litoral, do Nordeste ao Rio Grande do Sul.
Sua alimentação consiste principalmente
de peixes e lulas. Mede de 1,5 a 3,5 metros de comprimento e pode pesar até 110
kg. O período de gestação é de dez a onze meses. Os filhotes nascem com pouco
menos de 1 metro e são amamentados durante cerca de 14 meses. A fêmea tem um
filhote a cada dois ou três anos. Esse animal vive em média 20 a 35 anos.
Os golfinhos vivem em grupos que podem
chegar a milhares de animais, entre os que vivem no oceano. Na costa, é
possível ver até 500 golfinhos juntos.
São ágeis, velozes e acrobatas. Saltam
e nadam na proa de embarcações. As vocalizações incluem vários estalos e
assobios. Sabe-se que o golfinho-comum pode mergulhar até 280 metros, ficando
embaixo d’água por cerca de oito minutos.
Depois ele tem de subir para respirar.
Fonte:
Terra. Disponível em: http://www.terra.com.br/criancas/bichos/golfinho.htm
acesso em: 2007.
1. O golfinho é
(A) um réptil.
(B) um peixe.
(C) um inseto.
(D) um mamífero.
2. O golfinho come
principalmente
(A) folhas.
(B) insetos.
(C) peixes e lulas.
(D) ratos e coelhos.
3. O golfinho-comum, quando
mergulha, não pode ficar embaixo da água por mais de 8 minutos porque ele tem
que subir para
(A) nadar.
(B) comer.
(C) brincar.
(D) respirar
Leia o poema com atenção e
responda à questão.
A onda
Manuel
Bandeira
a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda onda
aonde?
aonde?
a onda a onda
Fonte:
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.
4- Em
todo o poema são usadas as palavras “onda”, “anda” e “aonde”. Esse recurso é
utilizado para imitar o som
(A) das conchas.
(B) das conversas.
(C) das pegadas na areia.
(D) do mar.
17/11 Matemática
1- Dona Ana dará bombons aos seus 32 alunos na festa de fim de ano. Ela quer dar4 bombons a cada aluno. Dona Ana precisará de:
(A) 128 bombons. (B) 64 bombons.
(C) 32 bombons. (D) 8 bombons.
2-O gráfico, a seguir, mostra
a quantidade de carros vendidos em uma loja nos meses de maio, junho, julho e
agosto.
De acordo com o gráfico,
observa-se que
(A) em maio venderam-se menos
carros do que em agosto
(B) julho foi o mês no qual se venderam
menos carros
(C) agosto foi o mês no qual se venderam
mais carros.
(D) em junho vendeu-se a mesma
quantidade de carros que em agosto.
3- Em uma escola há 330
alunos. Foi realizada uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira
de que eles mais gostam, e foram coletados os seguintes dados:
110
gostam de brincar de esconde-esconde; 90
preferem brincar de pega-pega; os
demais alunos preferem brincar de pular corda.
|
Sendo assim, quantas crianças preferem brincar de pular corda?
(A) 240.
(B) 220.
(C) 200.
(D) 130.
4- Gustavo tem 124 figurinhas e Arthur tem o triplo. Eles vão repartir as figurinhas entre 8 crianças. Quantas figurinhas receberá cada criança?
(A) 372
(B) 62
(C) 496
(D) 53
18/11 História
O velho Chico
O “Velho Chico” é um dos mais importantes rios do Brasil. Seu
percurso de quase três mil km é um caminho revelador de histórias, pelejas,
causos, amores e das religiosidades dos povos ribeirinhos. Um rio de
importância econômica, social e cultural para diversas comunidades, dentre elas
indígenas e quilombolas. Suas águas maltratadas pelo intenso processo de
degradação, onde esgotos desaguam em seu leito, o desmatamento constante de
suas matas ciliares, provocando o assoreamento, são expressões concretas do
abuso indiscriminado sofrido pelo rio.
O rio São Francisco é considerado um dos
principais fatores de desenvolvimento da região nordeste, devido a sua
importância para a agricultura e o aproveitamento da sua força para a geração
de energia.
Muitas
são as narrativas em torno das águas do velho Chico: a mãe d’água, o mergulhão,
o compadre d’água e o negro d'água são alguns seres imaginários que moram nas profundezas
de suas águas e que costumam aparecer para pescadores. Daí a sua importância
para a cultura popular. As narrativas repassadas por gerações de barqueiros,
pescadores/as e ribeirinhos/as; as cantigas e rezas nas procissões das romarias
da terra e das águas, por homens e mulheres carregados de simbolismos, fazem
dessas iniciativas expressões de resistência e fé, percorrendo caminhos em meio
à vegetação que cresce no lugar onde já foi o seu leito, para oferecer-lhe um
gole d’água. Se o rio morre, morre com ele a cultura de um povo.
O
velho Chico é também núcleos de memórias. Em cada trecho, várias histórias de
vida. Na contramão da velocidade do que já foi a sua correnteza e pela
abundância de suas águas e profundidade de seu leito, hoje algumas embarcações
estão fixadas nas areias de suas margens. Ali se ancora também
Se o rio morre, morre com
ele a cultura de um povo.
O velho Chico é também
núcleos de memórias. Em cada trecho, várias histórias de vida. Na contramão da
velocidade do que já foi a sua correnteza e pela abundância de suas águas e
profundidade de seu leito, hoje algumas embarcações estão fixadas nas areias de
suas margens. Ali se ancora também lembranças e memórias de tempo de farturas
de peixes e da vida movimentada no cais.
1- O
rio São Francisco é popularmente chamado de
(A)
Negro d’água
(B) Velho Chico
(C) Mãe d’água
(D) Mergulhão
2- O
rio São Francisco é um dos fatores de desenvolvimento principalmente para a
região
(A)
Norte
(B) Sul
(C) Nordeste
(D) Sudeste
3- As
águas do Velho Chico são importantes para a cultura popular, pois:
(A) Possui abundância de água e de peixes.
(B)
Contribui para a agricultura, navegação e produção de energia elétrica.
(C) Existem
várias lendas sobre o rio que são repassadas de geração em geração.
(D)
Produz energia elétrica e está localizado somente na região nordeste.
4- Quais fatores contribuem para a degradação do Rio São Francisco?
(A) Geração de energia e a
cultura popular
(B) Farturas de peixes e a geração de energia
(C) Desmatamento e abundância de água
(D) Esgotos lançados no rio e desmatamento
19/11 Geografia
Observe o mapa e responda às
questões:
1- Em quantas regiões o Brasil
foi dividido?
(A) 7 regiões
(B) 6 regiões
(C) 4 regiões
(D) 5 regiões
2- Qual região brasileira tem
o maior número de estados?
(A) Sul
(B) Sudeste
(C) Nordeste
(D) Cento- Oeste
3- Qual é a maior região em extensão territorial?
A) Centro-oeste
B) Norte
C) Nordeste
D) Sul
4- Em que região está localizada o Distrito Federal?
A) Centro- oeste
B) Sul
C) Norte
D) Sudeste
5- Quais estados formam a região Sudeste?
A) São Paulo, Rio de janeiro, Ceará e Paraná.
B) São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso.
C) Rio de janeiro, São Paulo, Espírito Santo e minas Gerais.
D) Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás.
PROFESSORA CARLA - INGLÊS
PROFESSOR HILDENOR - INFORMÁTICA EDUCATIVA LEDE-mail
Professor HildenorPeço a gentileza que envie imagens da criança realizando as atividadespara o e-mail acima ou pelo Google Sala de Aula, pois preciso ter estas
imagens na pasta de cada criança.
http://licaonaweb.50webs.com/atividades/port03.htm
PROFESSORA: ADRIANA - ARTES
ARTES
Passo 1:
Assista atentamente ao vídeo que conta a história “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”, livro da escritora brasileira Ana Maria Machado.
Acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=4lLkBJodQyE .
Passo 2:
É a sua vez de contar uma história!
Você deve criar uma história em quadrinhos com no mínimo 3 e no máximo 10 quadros, sobre sua história predileta ouvida em algum momento anterior da vida, na escola, ou, contada por alguém da família, por um amigo ou amiga, enfim, uma história de sua preferência, que você queira recontar, do seu jeito, através de ilustrações. Pode ser, inclusive, uma das histórias que você ouviu da professora Isabel, nas aulas de Leitura, desse, ou de anos anteriores.
Lembre - se de que os quadrinhos devem ser feito separadamente, um a um, para que seu trabalho fique adequado. Observe o exemplo representado na imagem abaixo.
Escolha a técnica de sua preferência para colorir as imagens.
Passo 3: Depois de concluído o trabalho, fotografe de frente, de forma que a imagem fique nítida e bem posicionada. Envie a fotografia como anexo da mesma atividade no Classroom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário