sábado, 7 de novembro de 2020

ATIVIDADES DA SEMANA : 09 A 13 DE NOVEMBRO DE 2020


CEU EMEF CASA BLANCA

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

BLOG - 4°s AB e C

ESSES SÃO OS MATERIAIS QUE FORAM
ELABORADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


LINK GERAL:

De 09/11/2020 (Segunda feira)
A
13/11/2020 (Sexta feira)

PROFESSORES

LÚCIA MARIA (4ºA), JULIANO (4ºB) E FERNANDO (4ºC) 


Matemática 9/11/2020

 

1.. Observe a reta abaixo e responda

 


Qual número deve estar na letra B:

A)     401

B)     480

C)     450

D)     499

 

 

2.. Observe a reta abaixo e responda

 

 

Qual número deve estar na letra C:

A)     1.000

B)     1.100

C)     1.050

D)     1.025

 

3..  A Professora Lúcia escreveu na lousa o seguinte número por extenso: Vinte e nove mil e dezesseis. Qual dos números abaixo foi escrito pela professora?

A) 29.16

b)29.000.016

c) 29.160

d) 29.016

 

4.. Já o professor Fernando escreveu na lousa o número 34.003, e pediu para seus alunos escrevê-lo por extenso. Como se escreve esse número?

A) Trinta e quatro e três

B) Trinta e quatro mil e três

C) Trinta e quatro mil e trezentos

D) Trinta e quatro e três mil


 

Português 10/11/2020 

            Leia o texto abaixo e responda:             

               Juquinha estava chorando muito, quando seu avô, não aguentando mais aquele chororô, perguntou:

    – Por que você está chorando, Juquinha?

            – Eu perdi uma moeda de 1 real que ganhei do meu pai.

            – Toma lá 1 real. Pronto, nada de choro. Resolvido.

            Pouco depois, o Juquinha voltou a chorar.

            – Que é isso, Juquinha? Será que perdeu o real que te dei? – pergunta o avô.

            – Não vovô. Tá aqui!

            – Então, por que está chorando de novo?

            – É que se eu não tivesse perdido o que o papai me deu, eu teria 2 reais agora! 

           

            1.. Qual é o traço de humor desse texto (a parte engraçada do texto)?

            a) Eu perdi uma moeda de 1 real que ganhei do meu pai.

            b) Pouco depois, o Juquinha voltou a chorar.

            c) É que se eu não tivesse perdido o que o papai me deu, eu teria 2 reais agora!

            d) Toma lá 1 real. Pronto, nada de choro. Resolvido.

 

            Leia o texto abaixo e responda:

            A mamãe está sentada na porta da casa, conversando com as amigas. Aí, passa o filhinho na bicicleta, a toda velocidade e grita, com as pernas abertas:

            - Olha mamãe, sem as pernas!

            Depois de um tempinho, olha ele de novo passando na bicicleta:

            - Olha mamãe sem as mãos!

            Mais um pouco volta a passar, todo alegre:

            - Olha, mamãe, sem as pernas e sem as mãos!

            Mais um tempinho lá vem ele, de novo:

            - Olha, mamãe, sem os dentes!

 

            2.. Qual é o traço de humor desse texto (a parte engraçada              do texto)?

            a) Olha, mamãe, sem os dentes!

            b) Mais um pouco volta a passar, todo alegre:

            c) Olha mamãe, sem as pernas!

            d) Mais um tempinho lá vem ele, de novo: 

 

3.. O Cascão começou a orar porque

a) ele não sabe nadar

b) o Cebolinha é muito pesado

c) ele tem medo de se molhar com água

d) queria que chegasse um salva-vidas

 
 

4.. A Magali disse que vai comer:

a) a pipoca que sobrar no saquinho do Cebolinha

b) a pipoca que sobrar quando o pipoqueiro vender toda a pipoca no carrinho

c) toda a pipoca que ficar no carrinho depois que o Cebolinha pegar o seu saquinho

d) um saquinho de pipoca do mesmo tamanho do que o Cebolinha comprou 

 

História 11/11/2020

Rio São Francisco        

            O rio São Francisco é um dos mais importantes rios brasileiros: é o maior que corre totalmente dentro do Brasil e o quarto maior rio da América do Sul. Com 2.700 quilômetros de extensão, passa por cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. É um rio de planalto, com cachoeiras e corredeiras em diversos trechos. A bacia do São Francisco tem 634.000 quilômetros quadrados.

            O rio São Francisco faz parte da identidade regional, exercendo papel importante como meio de transporte, fonte de energia elétrica e irrigação para o Nordeste e do Brasil. Em seu curso há seis usinas hidrelétricas (Três Marias, Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó, Xingó e Sobradinho).


Da nascente à foz 
           O rio nasce a cerca de 1.000 metros de altitude, na serra da Canastra, no sudeste de Minas Gerais, perto de Belo Horizonte e segue em direção norte pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Passa por Pernambuco, onde, próximo às cidade de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), começa a fazer uma curva em direção nordeste, para depois tomar o rumo sudeste, quando separa os estados de Alagoas e Sergipe, até chegar ao mar.


Transposição 
            A transposição das águas do rio São Francisco é um antigo projeto do governo federal para levar uma parcela das águas do rio para irrigar a região semiárida do Brasil. Isso deverá ser feito por meio de dois imensos canais, somando 700 quilômetros de extensão, para ligar o São Francisco a bacias hidrográficas menores do Nordeste e a alguns açudes, de onde adutoras distribuirão a água a 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, atingindo uma população de 12 milhões de nordestinos.

            O projeto levantou enorme polêmica, pelos possíveis efeitos que a transposição pode ter no ecossistema da bacia do rio São Francisco e pela dúvida sobre se seus benefícios chegarão efetivamente ao pequeno agricultor.

 

1.. Por quais estados brasileiros o Rio São Francisco passa? 

a) Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco, Alagoas e São Paulo

b) Paraná, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe

c) Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Alagoas e Acre

d) Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe

 

2.. Em que estado é a nascente do Rio São Francisco?

a) Bahia

b) Minas Gerais

c) Sergipe

d) Pernambuco

 

3.. Por que o Governo Federal decidiu realizar a transposição do Rio São Francisco?

a) Para possibilitar a navegação de barcos em suas águas

b) Para a construção de usinas hidrelétricas

c) Para levar água para irrigar as plantações em locais onde há muita seca

d) Para combater as enchentes provocadas pelo rio

 

4.. A realização da Transposição do Rio São Francisco gerou uma enorme polêmica porque

a) atrapalharia a navegação dos barcos

b) prejudicaria a produção de energia elétrica

c) traria danos à natureza e o meio ambiente e não beneficiar aqueles que realmente necessitam

d) iria causar poluição dos rios por meio do esgoto

  

 

Ciências 12/11/2020 

          Produtores, Consumidores e Decompositores.

 

               Na aula anterior, recordamos que os seres herbívoros são aqueles que se alimentam de plantas, os carnívoros se alimentam de carne e os onívoros se alimentam tanto de carne quanto plantas.

            Podemos dividir os organismos vivos em três grupos: produtores, consumidores e decompositores.

           Os produtores, como o próprio nome diz, são os organismos que utilizam a energia química ou luminosa para produzir a energia necessária à sua manutenção. São, por exemplo, as plantas e vegetais. 

            Os consumidores são organismos que se alimentam de outros organismos, como fazem todos os animais. Dentre os consumidores, temos:

· consumidores primários, como é o caso dos herbívoros, cujo alimento são as plantas. 

 

·  consumidores secundários, como é o caso de alguns carnívoros, que se alimentam de herbívoros. 

 

· consumidores terciários, que se alimentam de consumidores secundários

 

            Os decompositores são os organismos que degradam os restos de outros seres vivos contidos em todos os outros níveis mencionados. São, por exemplo, os fungos e as bactérias.

 

 

 

Observe a cadeia alimentar abaixo e responda:

 


 

1.. A que grupo a coruja pertence?

a) Produtores

b) Consumidores terciários

c) Decompositores

d) Consumidores primários

 

2.. A que grupo o milho pertence?

a) Decompositores

b) Consumidores primários

c) Produtores

d) Consumidores terciários

 

3.. A que grupo o rato pertence?

a) Consumidores terciários

b) Produtores

c) Consumidores primários

d) Decompositores

 

4.. A que grupo a bactéria pertence?

a) Consumidores terciários

b) Produtores

c) Consumidores secundários

d) Decompositores

 

5.. A que grupo a cobra pertence

a) Decompositores

b) Consumidores primários

c) Produtores

d) Consumidores secundários

 

 

 

 

 

Geografia 13/11/2020

 

Brasil

 

        O nome do nosso país é República Federativa do Brasil. O Brasil é constituído de 27 Unidades da Federação, sendo 26 Estados e um Distrito Federal, onde fica Brasília, capital do país e sede do governo brasileiro.

       O sistema de governo no Brasil é a República Federativa Presidencialista.

         Quem governa o Brasil é o presidente da República, eleito para um mandato de quatro anos.

             Os Estados são administrados pelos governadores.

            Os Estados brasileiros estão divididos em partes menores, os municípios, que são administrados pelos prefeitos.

          Vivemos em uma democracia, que quer dizer “governo do povo”. Por isso, nossos representantes (presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais e vereadores) são eleitos pelo povo. Nas eleições, o voto é secreto.

 

1.. O território brasileiro é dividido em quantas Unidades da Federação?

a) 25

b) 26

c) 27

d) 28

 

2.. Quem governa o Brasil?

a) Prefeito

b) Governador

c) Presidente

d) Senador

 

3.. O governador administra

a) o País

b) o Município

c) o Estado

d) o Bairro 

 

4.. O Município é

a) uma parte menor dos Estados brasileiros

b) o conjunto dos Estados e Distrito Federal

c) Distrito Federal

d)  uma parte da cidade

 

5.. Nesse ano de 2.020 teremos eleição para escolher a pessoa que administra o município. Então iremos votar para escolher:

a) Presidente

b) Prefeito

c) Vereador

d) Governador


PROFESSORA 
CARLA - INGLÊS


Hello my beautiful students!!! Are you ok?

 

Nesta semana vamos apreender um novo verbo em inglês: There is e There are, que é o verbo haver em português.

Leia e faça os exercícios do Trilhas das pages 66 e 67.

Assista ao vídeo abaixo várias vezes para se preparar para aula de terça-feira às 17h no meet.


https://www.youtube.com/watch?v=BKEt1xrDmg0

 Kisses!!! 



PROFESSOR HILDENOR
INFORMÁTICA EDUCATIVA - LED
E-mail

Professor Hildenor

Peço a gentileza que envie imagens da criança realizando as atividades
para o e-mail acima ou pelo Google Sala de Aula, pois preciso ter estas

imagens na pasta de cada criança. 

 



https://www.professoracarol.org/HOTPOTATOES/graficos.htm


https://www.digipuzzle.net/minigames/flashmath/timemath_multiplications.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/matematica-multiplicacao/index.htm


https://br.ixl.com/math/4-ano/sequ%C3%AAncias-aritm%C3%A9ticas-decrescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário